segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GripeA: vacinar ou não...




 Grávida de 34 semanas perdeu o bebé no sábado, escassos dias após ter sido vacinada contra a gripe A, factos que os familiares suspeitam estar ligados.

Ouvido pela Agência Lusa, o cunhado da mulher de 31 anos explicou que depois de na quarta-feira ter sido vacinada a grávida começou a queixar-se de dores no corpo e mal-estar geral, notando que o bebé ora se mexesse mais do que o normal ora não se mexesse.
"No sábado de manhã foi ao Centro de Saúde de Portalegre, onde a médica que a assistiu verificou que o batimento cardíaco do feto era baixo, mas existia, e aconselhou-a a ir para casa e a voltar no dia seguinte para ver como estava", explicou aquele familiar.


A grávida iria ao Hospital de Portalegre por volta do meio-dia, ficando então a saber que o coração do feto tinha parado.
"Não podemos dizer que tenha sido da vacina até porque anteriormente já tinha havido um episódio em que o batimento cardíaco do bebé estava muito acelerado. A realidade é que a partir daí (da vacinação) se desenvolveram uma série de reacções", acrescentou este familiar.
mãe do bebé tinha sido vacinada a 10 de Novembro contra o vírus H1N1, sendo pouco depois internada com suspeitas de que o bebé estaria morto, o que veio a verificar-se este domingo, dia 15.

Fonte do Ministério da Saúde indicou que "a autópsia será feita no hospital Egas Moniz o mais rapidamente possível.

"Os resultados levam alguns dias após a realização da autópsia", pelo que "não deverão chegar antes do meio da semana", acrescentou a mesma fonte.

Apesar de não estabelecer relação entre a vacinação e a morte do bebé, a direcção do hospital ordenou a abertura de um inquérito.
A direcção do hospital sublinhou ainda que a ocorrência de nados-mortos sem causa prévia em Portugal tem a média de um caso por dia.

in, Noticas rtp.pt

Bem, isso dá o que pensar...pessoalmente ainda não formei nenhuma opinião. Dar ou não dar?


Pelo que já li, e pelo menos no nosso país, as vítimas mortais, foram sempre pessoas do chamado grupo de risco e que já tinham algum problema associado: asma, obesidade mórbida, etc...

Agora passar à prática e vacinar o meu bebezão? Ainda não sei e tenho muitas dúvidas. Claro que se ele fosse uma criança já com problemas de saúde, não pensaria duas vezes mas nestes 13 meses nunca adoeceu.

Será que não estamos a exagerar isso tudo? Ou pelo contrário estamos a levar de ânimo leve uma situação grave de pandemia? Não sei...

E vocês? Qual é a vossa opinião? Vão vacinar?



5 comentários:

  1. Bem, acho que o mais grave no meio disto tudo foi o batimento cardíaco do bebé estar baixo e, ao invés de terem internado a grávida e monitorizar o bebé, a terem mandado para casa! Acho que foi um caso grave e negligência, foi o que foi.
    Em relação à vacina: não me vou vacinar porque tenho muito medo que faça mal ao bebé. Segundo sei, a vacina não foi testada em grávidas! E, por outro lado, evito frequentar locais e ter comportamento de risco. Também não vou vacinar o Manuel, pois ele não frequenta uma creche e tal como eu também não tem comportamentos de risco.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ter opinião como tenho sobre tantos outros temas, sem meios mas , mas quando penso nisso a duvida assola e o medo prevalece... :(

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  3. ola mama!pois olha aqui recebi um formulario para ir ao centro de suade levar a vacina porque tenho bebes em casa e os posso por em risco mas eu nao vou levar o raio da vacina,porque nao vi quase ninguem a dizer que é bom leva la,parece que tudo leva a crer que esta vacina foi feita à pressa e que nao esta "au point"...

    beijocas grandes para o lindo bebezao!

    ResponderEliminar
  4. É pá, estou com o mesmo dilema. É que a minha mais pequenota faz os 2 anos no final do mês. Por isso tenho de decidir depressa o que faço, senão já não é agora que a leva.
    Por um lado acho que faz sentido leva-la.

    Não é pelo apelo do nosso governo, que muitas vezes quer é ganhar 'extras' por fora pela compra de milhoes de vacinas, mas pela recomendação da OMG. Esses sim, devem saber do que falam, já que é uma organização acreditada...

    Não é pela pandemia e pelo medo exagerado que por aí anda, mas sim pelo risco de complicações em idades tenras. E se a minha pequena apanha a gripe, e em vez dos sintomas simples que toda a gente anda a sentir, a coisa complica? Sei que a probabilidade é infima, mas porquê arriscar?

    Em principio vou levar a minha pequenota, mas ainda não decidi a 100%...

    Beijos p ti e para o Martim
    Ana

    ResponderEliminar
  5. ola mama
    ate a pouko tava indecisa

    ontem falei com a medca d clinica geral e hj com a pedi e ambas xegaram a mesma conclusao:
    irei dar aos meus bebes por minha causa.

    passo a explikar:
    como trabalho num colegio e ja a confirmado 3 casos d A, poderei tar em risco e ser contaminada, dai, transmitir aos meus bebes.so este motivo irei vacina los.

    s n fosse este o motivo n havia necessidade, pk eles tao com os avos e nao num colegio.

    como todas as vacinas, a riscos....mas em principio n acontecera nada d mal, pk (por ex.)n tem asma ou outra doença.

    bjk fofos
    lia, didi & pepe 10m+4s

    ResponderEliminar