sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Oculos de sol para bebés





O que que vocês acham sobre os óculos de sol para bebés? será mesmo necessário? ou é apenas um acessório de moda e somos vitimas de um marketing exagerado pois a indústria que está por trás da comercialização dos óculos de sol sobrepõem-se a qualquer razoabilidade e bom senso?

Pelo que já consegui perceber existe duas correntes que se destacam, a favor e contra:

  • Contra:

Nos bebés os músculos dos olhos estão em crescimento e desenvolvimento. O facto de colocarmos os óculos faz com que esses músculos não façam o seu desenvolvimento e forma natural (principalmente se usarem mais que uma hora). O facto de eles franzirem a testa e outros reflexos faciais trabalham esses músculos.

Os bebés não deverão usar óculos de Sol para que obtenham um correcto desenvolvimento da vista no que toca à habituação de grandes contrastes e brilhos. Ou seja, devem usar chapéus com palas e aprender sozinhos a não olhar directamente para o Sol e a evitar situações de grande brilho. Aliás, as crianças já fazem isto por instinto: por exemplo, quando as crianças se perdem na praia, seguem sempre na direcção oposta ao Sol pois não dói olhar! alem de contribuir para a fotofobia (aversão a luz)

  • A Favor:

O enfraquecimento progressivo e inquietante da camada de ozono conduz a uma exposição cada vez maior do ser humano aos raios ultravioleta, mais conhecidos por UV, que atacam e deterioram o ADN das nossas células, aumentando a probabilidade de aparecimento de cancros de pele.Até aos 12 anos, as defesas naturais do nosso organismo ainda não estão completamente formadas. Por isso, é particularmente importante proteger os olhos das crianças

Até aos 3 meses os bebés nunca devem ser expostos ao sol, e a partir dessa idade devem proteger os olhos com óculos de sol, certificados pela CE e com filtro de ultravioletas

Os olhos das crianças, que são mais sensíveis e permeáveis à luz do que os dos adultos: a pupila é mais larga e os tecidos menos ricos em pigmentos. A seguir à pele, os olhos são os órgãos que mais sofrem com a exposição aos raios ultravioleta, podendo gerar problemas ao nível da córnea, retina e do cristalino, segundo alerta da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

A opinião do pediatra MÁRIO CORDEIRO vai muito neste sentido: Em declarações á Agência Lusa defendeu que as crianças devem usar óculos de sol desde bebés para proteger os olhos dos efeitos prejudiciais do sol, nomeadamente da luz que pode danificar a visão que só fica definitiva na adolescência.

O pediatra considera que pais, educadores e pediatras devem direccionar o esforço de protecção dos efeitos prejudiciais do sol também para a visão.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) tem mesmo feito alertas ao público a explicar que «as radiações associadas aos raios ultravioleta, quando negligenciadas, podem prejudicar gravemente a visão».
Esta organização lembra que o olho é o órgão, a seguir à pele, «mais susceptível de sofrer danos devido à exposição às radiações UV». Estes raios podem afectar as três principais estruturas do olho: a córnea, a retina e o cristalino.
Segundo um documento da SPO sobre a exposição ocular aos UV, esta radiação «é altamente prejudicial, pois conduz à destruição parcial ou total dos foto receptores da retina, provoca queimaduras oculares na pálpebra, aumenta o risco de desenvolver cataratas e um maior risco de degenerações maculares relacionadas com a idade».
Os oftalmologistas recomendam «o uso frequente de óculos de sol» pois associam-no a «um decréscimo de 40 por cento do risco de desenvolver cataratas».

Apesar dos alertas são poucas as crianças que usam óculos de sol, mesmo durante o pico do Verão. Pelo contrário, proteger a pele do sol é já um hábito que se enraizou entre os portugueses nas últimas décadas.
O pediatra Mário Cordeiro considera mesmo que colocar creme protector é uma «medida vulgar», mas salienta que os pais nem sempre administram essa protecção da melhor forma.
Mário Cordeiro exemplifica alguns hábitos errados, como colocar o protector apenas quando a criança chega à praia, o que nem sempre é eficaz, pois alguns produtos demoram tempo a fazer efeito.

e a vosso opinião qual é? os vossos bebezoes usam óculos de sol?

4 comentários:

  1. O Rui Pedro usou oculos de sol desde que tinha 1 aninho... Não sabia que mais cedo tambem era indicado...

    Acho que vou falar disso ao pediatra.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Sofia usa e gosta mesmo muito, sabes como ela tem os olhos muito claros sente-me melhor com os óculos de sol
    bjs

    ResponderEliminar
  3. ola.a matilde usou oculos de sol aos dois meses pois simplesmente porque quando saiamos ela nao abria os olhos por causa da claridade,entao compramos uns pares e ela assim ja olhava tudo la fora.ela estava mesmo a precisar,e nao andava ao sol,apenas na rua mesmo à sombra,a claridade era imensa e ela tem os olhos azuis,dizem que sao mais sensiveis...
    no verao passado nao os quiz nem por nada,tinha um ano,agora adora e mal ve o sol pede logo os oculos.
    para responder ao teu comentario:o gabriel esta previsto para 26 junho.e falo sempre em portugues para a matilde,o papa fala lhe as duas linguas,os avos falam portugues,os amigos frances,etc...ela diz muita coisa nas duas linguas.nao quero que cresça sem saber falar portugues,e o frances aprendera perfeitamente na escola.
    o teu pirata estava mesmo lindo!beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Os óculos de sol a mim parecem-me muito importantes, mas igualmente importante é que os bebés se sintam confortáveis e por isso descobri uns óculos com certificados britânicos e autralianos da marca Baby Banz - uma marca Australiana com uma vasta gama de produtos com protecção UV. Comprei na loja on-line www.netbebe.com, mas sei que também há em Farmácias.

    ResponderEliminar