terça-feira, 31 de maio de 2011

Desfralde



O desfralde é o nosso campo de batalha! Nunca quis pressioná-lo muito porque sempre achei que tinha de respeitar o ritmo dele, sobretudo que nunca foi um bebé de se queixar do xixi...
Levantou-se + tarde, gatinhou + tarde, andou + tarde, falou + tarde do que os meninos da idade dele, já sabia que isso ia ser difícil mas acho que comecei mal.

Nas ultimas 2 semanas andava de fralda cueca, e dizia-lhe para quando quisesse fazer xixi chamar, colocava no bacio e nada, claro ele já tinha feito na fralda...
Cheguei à conclusão que ele tem de se sentir desconfortável para chamar ou pelo menos perceber. Porque todas as vezes que lhe dizemos se quer fazer xixi diz sempre que sim...

Ontem fomos comprar umas cuecas, escolhidas por ele, do faisca...andava todo orgulhoso e dizia: "xixi na cueca, não!", "xixi no chão, não!"

O 1º xixi correu bem no bacio, ele ficou todo contente a bater palmas e a dizer: "muito bem Matim"...o 2º nem por isso. Mas acho que a culpa foi minha pq demorei muito (30 minutos de intervalo) e ele acabou por fazer no sofá. Ficou tão sentido, a andar de pernas abertas...os outros 5 todos no bacio...lindo menino! Houve um que foi engraçado pq ele fez uma piguinha na cueca e disse logo:
- "Matim tá molado"
acabando por fazer no bacio o resto...isso quando não cisma com a sanita, porque ele gosta de fazer com o redutor...

O engraçado nele é que se vê nu ou com vontade começa logo a pedir a fralda, ou vai buscá-la ao armário.
Agora é ir insistindo, a minha duvida é sobretudo o tempo de intervalo mas havemos de chegar la...

5 comentários:

  1. olaola mama
    muitos parabens e boa sorte pra + uma etapa!!

    kanto ao tempo de uma xixi pro outro...é complikado. o meu pepe tem de ir de 30ms em 30ms o didi aguenta 2horas. andam sem fralda em casa e na ama. kando saimos, coloko sempre fralda, pk nao sei se vamos ter um WC disponivel. tb ja fomos pra praia e levei os potes.

    aki em casa, digo "vai fazer xixi" e eles la vao, umas nao fazem outras fazem e ainda outras x dizem k nao kerem. tb acontece k fazem na cueca, mas correm a aflitos pra sanita, acabam la ou na cueca!!

    mas é como dizes: com calma, respeitando o seu rtimo!!

    bjk fofos
    lia, didi & pepe29m+1s

    ResponderEliminar
  2. O início é sempre atribulado.
    E provavelmente terá ainda mais descuidos quando nascer o irmão/irmã.
    Nada que não estejas à espera
    :)

    ResponderEliminar
  3. Cada criança tem o seu ritmo próprio, não stresses muito...
    Com o Miguel foi díficil quando começamos... era cedo demais, ele não estava preparado, nem me lembro que idade ele tinha.
    Nós íamos desesperando com tanto desastre! Quando lhe perguntavamos como era, quando é que ele ia deixar as fraldas, ele respondia "quando o Miguel quiser"!!! lol!
    E assim foi, era Outubro, ele tinha 2 anos e 8 meses, os meus anos estavam próximos e a minha mãe dizia-lhe que era uma prenda para mim ele deixar as fraldas!
    Assim foi! Quase de um dia para o outro! De noite ainda foi mais fácil!

    ResponderEliminar
  4. Sophie, eu acho que o objectivo é que ele peça para fazer, por isso não importa saberes de quanto em quanto tempo ele precisa de usar o bacio! Tu propria não terás hora certa e intervalos certos e eles não são diferentes! Não stresses com isso! Ainda vai ter alguns descuidos e é normalíssimo!

    Um beijinho ao Martim que está tão crescido!

    ResponderEliminar
  5. fase difícil o desfralde... mas tudo se aprende... é só dar tempo ao tempo!
    bjo

    ResponderEliminar