segunda-feira, 21 de março de 2011

6ª semana




Por esta altura, o sexo do pequeno está a formar-se.

Não se apresse em querer sabê-lo, pois ainda faltam algumas semanas até que isso seja possível, no entanto poderá fazer as suas previsões e começar a pensar em nomes para rapaz e rapariga…
Já tenho 2 nomes em mente...mas ainda está a "amadurecer"



O seu corpo

Agora poderá começar a sentir-se cansada e ter sintomas algo desconfortáveis como náuseas, devendo-se ao processo hormonal que o seu corpo está a atravessar.

O cansaço leva a um esgotamento tanto físico como psicológico, mas não se preocupe pois apenas é mais um indicativo no processo de gravidez, geralmente a partir do terceiro mês começará a adaptar-se, sendo que o seu organismo começará a ganhar resistência. Aproveite para descansar sempre que possa, faça algumas sestas sempre que possível.


Para garantir que não se deixa influenciar por tanto desgaste, tente descansar ao máximo, essa tem de ser a sua principal preocupação. Aconselhe-se no seu médico se achar necessário de forma tomar algo para combater o cansaço, mas tenha em conta que o aconselhamento é fulcral para não prejudicar o seu bebé.


Para além do descanso o exercício físico também se apresenta como uma boa forma de prevenir e ajudá-la em tempos tão exaustivos. Parece contraditório mas é verdade, caminhar, fazer pequenos alongamentos, ginástica especializada para grávidas, e técnicas de relaxamento são bastante aconselhadas e poderão melhorar a sua disposição, dando-lhe também alguma energia.

Provavelmente já experienciou a sensação de enjoo, o que também pode-se ter reflectido na alimentação que realizou, ou seja, perda de apetite, levando-a a perder peso. Também é por esta altura que pode começar a notar algumas mudanças no seu corpo, como no abdómen, sendo que a sua roupa começa a ficar mais apertada pela zona da cintura.
Já na altura da gravidez do Martim foi igual, nada de enjoos...o que sinto é um cansaço estremo. Só me apetece dormir e também sinto muita fome...mais do que da 1ª vez

Dentro da Barriga

Por esta altura começa a desenvolver-se o embrião, é uma altura bastante importante que o pequeno está passar. É um período em que tudo pode reflectir-se no desenvolvimento do bebé, pois e aqui que surgem as mal formações. O bebé começa agora a ganhar forma, medido até 4 milímetros, começando a formar-se os olhos, ouvidos e a boca.
Ma quinta-feira tenho consulta e eco. Em principio já se deve ouvir o coração. Estarei de 6 semanas e 3 dias. Na ultima consulta só se vi um pontinho.
Já estou ansiosa para ver o meu novo bebé



Vida de Grávida

Para além dos planos que deve estar a realizar neste momento, desde o nome, à roupa, ao quarto, ao berço entre tantas outras coisas, deve começar a pensar em poupar dinheiro e a começar a fazer algum tipo de orçamentos. Comece a fazer um orçamento daquilo que pensa que poderá gastar inicialmente com o bebé, fale com o seu companheiro, amigos, família e verá que todos estarão dispostos a ajudar. O ideal será fazer um orçamento anual, de forma a poder-se organizar e saber quais os gastos que terá.
A nível de gastos por enquanto está mais ou menos controlado. O novo bebé vai herdar muita coisa do mano, desde o ovo, carrinho, roupas, está tudo praticamente novo. Só se for uma menina é que acho que não me controlo muito :)



O Martim parece contente com a ideia do mano. Está sempre a falar do mano. Por enquanto deve ser uma ideia abstracta, vamos la ver mais para a frente

3 comentários:

  1. Eu tenho consulta amanhã!!! A primeira!
    Espero que dê para ver e ouvir o bébé!
    Por enquanto não tenho sintomas nenhuns... nem enjôos, nem cansaço, nem maior apetite e nem acho que tenha assim tanto sono... pelo menos durante o dia não tenho. À noite já era normal sentir...
    A ausência de sintomas ainda me deixa mais ansiosa...

    ResponderEliminar
  2. Vai nascer lá para Nvembro, não? Vais ter um/a escorpiãozinho.
    :)

    ResponderEliminar