quinta-feira, 2 de setembro de 2010

23 meses



O Martim faz hoje 23 meses...só falta 1 para os dois anos.
Não temos aparecido muito porque o Martim foi passar esses 15 dias a casa dos avós e a saudade é muita. A partir de domingo já estamos novamente juntos.

Encontrei este artigo que exprime muito bem esta fase:


23 meses


A medida que se aproxima dos 2 anos de idade, melhora a sua capacidade verbal e motricidade. O seu mundo amplia-se bem como as brincadeiras que podemos partilhar. Esta é também uma fase de mudanças e novos desafios, como deixar as fraldas e o berço.

Motricidade e Linguagem:

Para além de andar, correr e subir escadas, já consegue manter-se sobre um único pé sem se desiquilibrar, entretém-se a subir e a descer tudo o que encontra e lança a bola com ambas as mãos. Também enriqueceu a sua mobilidade com novas posturas. Sobe para uma cadeira, levanta-se sobre ela, roda e senta-se nela.

Pode chutar a bola com o pé (apesar de ainda não ser capaz de dirigi-la para onde quer) e arrasta objectos enquanto caminha. O seu universo de brincadeira alarga-se.

Poderá cantar e formar frases de três palavras como "cão caiu chão". Também é capaz de entender conceitos opostos como homem alto/homem baixo ou cão grande/cão pequeno e de obedecer a diferentes ordens.

Relativamente à motricidade fina, já garatuja e consegue imitar traços verticais, horizontais e circulares. Os puzzles começam a interessá-lo e já consegue fazer os mais simples.



Desenvolvimento social:

Cada vez mostra mais interesse em brincar com outras crianças e já é capaz de interagir com eles e de criar as suas próprias brincadeiras, como atirar um balão ou persegui-lo correndo pelo parque. Todavia, prefere a supervisão de um adulto que partilhe a sua brincadeira.

Ainda que eles não vejam os pais como extensões de si próprios, sente a necessidade de estar perto deles e ao mesmo tempo de afirmar-se. Num minuto quer um abraço e no seguinte quer que te vás embora. Não o devemos encarar como algo de pessoal, não tem a ver connosco, pais. Tem a ver com o facto de estar a crescer.



Novas conquistas:

Terá que fazer frente a vários desafios muito importantes no seu desenvolvimento: deixar de usar fraldas, mudar do berço para a cama num quarto separado dos pais. Ambas as novidades são difíceis para ele, por isso não devem ser feitas ao mesmo tempo.

Deve-se escolher um momento tranquilo da vida dele, sem mudanças à vista (mudanças de casa ou nascimento de irmãos). É preciso ter calma e paciência.

Não se deve repreendê-lo se faz chichi ou envergonhá-lo diante de outras pessoas. Para ele tudo é um desafio, desde pedir para ir à casa-de-banho até dormir numa cama maior.



Brincadeiras estimulantes:

+Brincar com ele escondendo coisas e encontrá-las, é uma da sbrincadeiras favoritas desta idade;

+Construir uma bateria com baldes de metal, plástico e caixas de madeira, dar-lhe duas colheres de pau e ensiná-lo a tocar o seu novo instrumento. Ao divertir-see, criando os seus próprios sons, podemos ensiná-lo a calcular as distâncias que há entre os diversos objectos;

+Mostrar um albúm de fotografias e pedir que diga o nome de todos aqueles que conhece bem. Podemos dizer o nome de todos aqueles que não souber, assim irá familiarizar-se com os familiares e entenderá melhor o que é uma fotografia;

+Iventar uma história de aventuras recreada no seu quarto. As cadeiras podem ser montanhas, a cama uma ilha, as cortinas uma caverna.

[Traduzido e adaptado de www.todopapas.com]

6 comentários:

  1. Parabéns!!!!!

    meu deus, eles crescem tão rápido... O tempo voa....

    ResponderEliminar
  2. muitos parabens pelos 23 mesinhos do teu martim, o meu martim faz sexta feira 17 mesinhos como o tempo passa a correr parece foi ontem nasceu daqui pouco ja tem um ano e meio, beijinhos voces.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Martim pelos 23 mesinhos

    Em contagem decrescente para os dois aninhos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderEliminar
  5. muuuuuuitossssssss parabens

    ta kase kase pra grande festa dos dois aninhos!!!

    e simplesmente fantastiko ve los crescer...

    bjk fofos
    lia, didi & pepe20m

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu post, dá para tirar muitas dúvidas, Obrigado

    Imagino as saudades que deves estar do Martim.muitas beijocas

    ResponderEliminar