sexta-feira, 22 de maio de 2009

o Adeus a chupeta


Encontrei esse texto sobre o adeus a chupeta:

"Existem posturas divergentes em relação à idade em que se deve retirar a chupeta. Enquanto uns defendem que não se deve prolongar o seu uso além dos 8 meses, para evitar, entre outras coisas, infecções, outros defendem que não é preocupante até aos 18 meses. A Dra. Ruesgas aconselha tirá-la antes dos 10 meses, porque “se os dentes já romperam, e se mantém a chupeta, começarão a produzir-se mudanças”. Debates aparte, no que coincidem a maior parte dos especialistas é que nunca se deve retirar depois dos 2 anos.


Desde o ponto de vista psicológico implica a ultrapassagem de uma etapa do seu desenvolvimento e fisiologicamente evita problemas bucodentais e de aprendizagem da fala. Se acha que já chegou a hora de dizer adeus à chupeta, encha-se de paciência. Talvez não o consiga imediatamente, cada criança evolui de uma forma diferente, mas paulatinamente acabará por se esquecer dela.

Conselhos e truques


-Ofereça-lhe um brinquedo para chupar, assim esquecerá a chupeta e não a substituirá pelo dedo.


-Mude-lhe a chupeta por copos para sorver. Fomentará o desenvolvimento da coordenação entre a vista e as mãos.


-Diga-lhe que já é mais velho e que apenas as crianças pequenas usam chupeta.


-Se ele tem o hábito de dormir com a chupeta, tire-a progressivamente para que perca o costume de a ter sempre na boca.


-Dosifique os momentos que passa com a chupeta, dê-lha, por exemplo, apenas para dormir ou quando esteja realmente desconsolado.


-Faça um pequeno buraco ou cosa com um par de pontos a tetina. Ele não gostará da sensação áspera ao chupar e deixará de a usar.


-Retire-a da sua vista quando não a esteja a usar, para que não se lembre dela.


-De qualquer forma, quase de certeza que a criança deixará a chupeta por si própria à medida que vá crescendo. Se começa a ir à creche, é possível que o consiga antes e saberá que para a escola não a deixam levar.


FONTE: www.todopapas.com
"

bem, se o Martim sair à prima só aos 2 anos é q deixa a chupeta de dia e aos 4 anos de noite!!! mas mesmo assim 8 meses é muito cedo, acho q se lhe tirasse daqui 15 dias ele ficaria tão infeliz, ele q gosta tanto da sua chupetinha!
Confesso q no inicio não era muito fã da chupeta mas acabei por me render...

O Martim continua bem e feliz, não bate palminhas, não gatinha, senta-se mais ou menos mas muito tremido, farta-se de falar mas ninguém entende!!!...continua aquele bebé tranquilo, que come muito bem e dorme a noite toda. Mesmo com os dois dentinhos não lhe tem dado muitas dores, só um bocado de diarreia

5 comentários:

  1. Gostei muito deste post, informaçao útil é o que se quer! :) O Manuel é um viciadão na chucha, para lha tirar vai ser um caso sério, ai vai vai... Mas ainda tem um anito ou dois pela frente para aproveitar! ;) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Como educadora de infância, gostei bastante da informação e concordo, a experiência tem-me ensinado que as crianças que usam a chucha mais tempo , também demoram mais tempo a aprender a falar e articular bem as palavras...assim, como o crescimento dos dentinhos que fica afectado e o palato.
    Contudo, o bom senso é quem mais ordena...e cada criança é um caso diferente!

    BJ GR PARA O MARTIM e para a MAMÃ

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, vai ser lindo vai tirar a chucha á Sofia
    bjokas

    ResponderEliminar
  4. Olá! Foste tu que perguntaste com que cheiro ficava a roupa lavada com a oko-ball? O nome que aparece é "Martim, o nosso amor" e não aparece referência ao blog do sapo.. Bom, se fores tu: a roupa fica praticamente sem cheiro nenhum, cheira a lavado mas não cheira a detergente. Há quem ponha um bocadinho de detergente ou de amaciador (uma colher de chá) só para dar cheirinho. :) Beijocas

    ResponderEliminar
  5. ola!
    eu deixei a xuxa com oito anos,claro que tive de usar um aparelho dentario nessa idade.nao quero muito que a matilde use até tao tarde mas tambem nao a vou opressar para que a largue aos dois anos.
    uma coisa é certinha,prefiro mil vezes que use chupeta.o dedo é muito pior,alem das lesoes que pode causar no dedo,é muito mais dificil largar,conheço uma senhora com 40 anos e outra de 26 que ainda acordam com o dedo na boca e nao fazem de proposito...

    beijocas para o fofinho martim.

    ResponderEliminar