
Já li n artigos sobre os leites de crescimento, inclusive o último artigo da Deco que diz:
"O leite enriquecido para crianças é «caro» e «dispensável» para o bom crescimento dos mais pequenos,(...)que aquele tipo de leite pode beneficiar apenas as crianças que têm falta de apetite, (...)A maioria dessas bebidas são ricas em vitaminas e minerais, «o que pode ser interessante para crianças com falta de apetite». Mas, «se a criança tiver uma alimentação equilibrada, estes produtos são dispensáveis», ainda que beber leite adoçado habitua as crianças ao sabor doce, dificultando a adaptação ao sabor natural dos alimentos, e desenvolvendo maus hábitos, que podem contribuir mais tarde para a obesidade e para as cáries dentárias.
Dizer que os leites enriquecidos são essenciais para o crescimento, com se lê nos rótulos de alguns desses produtos, é apenas uma «operação de marketing», «que se pode pagar bem cara», adianta a associação, já que um litro de leite de vaca meio-gordo custa entre 60 e 76 cêntimos e os leitos ditos de crescimento podem custar duas a três vezes mais."
Bem vamos por parte...
Sabem o problema do Martim com o leite, desde que deixou a mama, tem sido uma reviravolta de todo o tamanho.
1º nao gostava de nenhum leite: Nan, Miltina, Nutrilon...foi tudo para o lixo...so mesmo o da Nutribem mas também nao bebia muito, entre 100 a 150ml...Após um mês de beber esse leite lembro-se que tambem nao queria!!! porque o menino já tem vontade e gosto próprios!
Uma vez que já tem 11 meses pensei em começar a introduzir o leite de vaca. Claro que nao iria para essas fórmulas infantis, porque além de caras sempre achei que não teria interesse para o meu bebezao, e não queria habitua-lo a um sabor muito doce.
Já dei várias marcas: Agros, mimosa, continente, ect...bebe 20ml deita a lingua de fora, bate com as maos no biberão, vira a cara...um verdadeiro terrorista!
La me dicidi a experimentar o leite de crescimento e sabem o que aconteceu? exactamente o mesmo! é q o menino Martim tem um paladar refinado!
No outro dia estava nas compras e vi esse leite:
ou seja igual aos outros mas com sabor a cereais...e pensei: "se ele bebe bem o leite quando faço as papas, será do sabor??"
Conclusão comprei e ele BEBE!!! 200ml e por vezes até mais!
Contra toda as minhas ideias pre-definidas, tive de me render a evidencia: é doce?, é caro?, pode desenvolver maus habitos alimentares? sim
mas ele bebe...
Pode nao ser a melhor opçao mas ele bebe. Como tambem nao tem muito peso, por enquanto continuo a dar...
já tentei insistir com o outro mas mesmo assim so essa marca e esse sabor é que ganha...
É so com o leite que temos esse problema porque o resto é uma maravilha, come de tudo e gosta de tudo.
E agora, a vossa opiniao! Como é q foi com voces?
Olá querida mamã, também eu li esse artigo da Deco e comparei-o com a opinião da pediatra da Joana. Quem ganhou? A pediatra da Joana. Há quem defenda que o leite adaptado deverá ser dado ao bebé até aos 3 anos de idade, outras opiniões que indicam que, desde logo, o bebé deve ser habituado ao sabor do leite de vaca para depois não estranhar. Penso que é uma opção pessoal. Há opiniões que vão no sentido de afirmar que o leite de crescimento tem mais açúcar, outras opiniões que dizem que o leite de crescimento, leia-se bem, "não tem adição de açúcar"! Tem o teor de açúcar convencional. Mais uma vez, são opções. Também escrevi sobre o tema no meu blog (se quiseres consultar, estás à vontade, como sempre!) e penso que, até hoje, é a melhor opção para a Joana. Não porque ela sofra de falta de apetite. Mas porque ela gosta. Também compramos leite de vaca mas apenas para algumas papas ou quando fazemos puré. E o leite da Nestlé é, sem dúvida, o preferido da Joana, com cereais ou não!
ResponderEliminarBeijinhos,Sofia,Pedro e Joana
Também já pensei em começar a dar ao Miguel esse leite. O Miguel também não é nada amigo de leite....mãe sofre!!!!
ResponderEliminarMas olha parabéns pelos 11 mesinhos o Martim está lindo, e parabéns pelo casamento e dejo de muitas felicidades.
Beijocas grandes
Vanessa
As minhas meninas beberam NAN dos 5 meses até fazerem 1 ano. No inicio foi dificil dar leite artificial, gostavam mais da maminha da mamã, claro.
ResponderEliminarO truque que usei com as duas foi o mesmo: pôr alguém diferente de mim a dar-lhes o biberão, e SEM ELAS ME ESTAREM A VER. É que o problema pode não estar no leite, mas em ver a mamã e em saber que a maminha é mais saborosa. É o factor mimo.
Experimenta põr o papá, ou uma avó a dar biberão com um leite normal para 11 meses (NAN, ou qq outro) enquanto tu vais dar uma volta.
Quanto aos leites especiais para crianças (vitaminados), o pediatra desaconselhou-os totalmente, por serem demasiado caloricos, e porque as crianças, se comerem bem, não precisam desses nutrientes extra.
Aconselhou passar ao leite de vaca de consumo habitual da familia, se possivel meio-gordo. Nós sempre consumimos Mimosa Meio-Gordo, por isso passou a ser também o delas.
Introduzi-lhes o leite de vaca aos 13/14 meses, começando por dar o leite misturado com água (50/50), para elas se adaptarem ao sabor e para o organismo começar a fazer a mudança de forma gradual. Um mês mais tarde, passaram a beber leite de vaca normal.
Beijinhos,
Ana
ola kerida
ResponderEliminareu tb penso k kando o meu leitinho acabar dar lhe o d vaca, tipo agros...mas ainda n m tinha lembrado desse grande permonor: E S N GOSTAM D LEITE?? tenho d fazer como tu...experimentar varias marcas...mas o sabor sera kase igual...e s n resultar terao mesmo d beber d marca, tipo o k das ao martin...vamos la ver...
pk ja li por ai k devem d beber no minimo 500ml/dia d leite...
pra ja, espero ter LM por muitos mais meses, pk adoro dar maminhas :D
bjk fofos
lia, didi & pepe 8m e 3s