terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vacinas...

Hoje foi dia de vacina: 2ª dose da Rotarix e 1ª dose da Prevenar 13

Ela portou-se bem, tomou a Rotarix toda sem desperdiçar nenhum bocado (menos mal!) e so chorou um pouco na altura da pica sa Prevenar mas acalmou logo. A mim é que me custa sempre mais detesto ve-la a chorar...

Amanha vamos ao pedi pesá-la, nao temos consulta agora aos 3m mas também nao acho necessário ela anda tao bem. Continua bem disposta, atenta e continua a mamar bem.
A única coisa que me incomodou um pouco foi no CS a enfermeira achar que 10h sem mamar é muito para a idade dela. Também penso um pouco assim, dai amanha ir pesá-la para tirar todos os macaquinhos da cabeça :)

sábado, 28 de janeiro de 2012

3 meses!

A minha bebé linda faz hoje 3 meses! :)

Como sempre parece que o tempo voa. Já nao se parece tanto com aquele bebé recem-nascido que eu trouxe da maternidade. Está tao esperta.

Noto tanta evoluçao nela, mais do que na altura do Martim. Levanta muito bem a cabeça, ja dá risadas e está sempre a "falar". Há umas semanas descobriu as maos e é tao engraçado ve-la a chuchar nelas :)  Mal vê o Martim está sempre a tentar chamá-lo a atençao, até os olhinhos dela brilham.
Continua com a mama e de dia nao quer outra coisa. As vezes até torna-se cansativo mas é uma gulosinha! Dá-lhe é sempre para ser mais chatinha por volta das 18 as 19h...é a hora do lobo mas com muito colo e miminho tem passado
De noite tem corrido bem continua a fazer uma 9 a 10h seguidas.
Este mes nao há consultas, so as vacinas. Mas na quarta ( o papá está de folga) vou pesá-la para ter uma ideia de como ela está.

Detesta estar parada no carro que começa logo a chorar (estamos tramado com os semáforos!)...e basicamente é isso tudo.
Ainda tenho cerca de 4 meses para estar com ela a 100%, so vou trabalhar a meados de Maio mas vai custar-me muito

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Voltei!

Andamos afastados tanto tempo! O meu pc avariou no dia de Natal (rica prenda) mas agora já está tudo solucionado :) Logo que puder tenho de dar um saltinho nos vossos  blogues!
e nós? andamos bem...
Ele:

Anda um terrorista de primeira...tipica dos 3 anos. Nao pára queito um segundo, desaruma o quarto todo mas anda sem doenças :)
A lgg modificou-se muito desde outubro, alias desde que entrou para essa escola e sobretudo desde que está com a educadora Eliane, mas ainda temos muito martines. Tentamos sempre corrigir mas as vezes nao é fácil (para mim) pq dá-lhe para arrastar os R's, tal como eu...e as vezes ainda come algumas letras: " Vamos romirr?" (alguem sabe o que é? :) )
A Eliane chamou-me a escola pq achava o M. muito bebé, com pouca autonomia, para a idade. Tipo o vestir/descalçar-se, comer a sopa...está sempre a espera que alguem o ajuda. Perguntou se sempre foi assim ou mudou alguma coisa com o nascimento da Ema. Foi nomeado "menino das tarefas" para ver se se tornava mais autonome.
Também anda com a tal obsessao na irma, so quer estar junto dela e se alguem de fora vai ter com ela diz logo. "é minha mana!" e nem deixa aproximar muito. É muito possessivo. Se ela chora diz logo: "Mamã, a mana tem fome!" e quer sempre ajudar a mudar as fraldas.
Tb anda com medo de tudo...até dos comboios dos dinausauros!!! As vezes nem vai para o quarto que diz que tem medo! o Pedi diz que é uma reaçcao natural, que ele nao tem medo das coisas mas sim de nos perder e que transfere esse medo para as coisas. Para nós dar-lhe mais segurança, quando ele tem medo ir com ele para mostrar que nao existe nada e continuar a dizer que ele é o nosso menino crescido que amamos muito.

Anda com o problema com os intestinos...andava sempre com diarreia mas tanta que por vezes nem chegava a casa de banho. Fazia por ele abaixo e até a dormir mas era tao liquida! Nao tinha outros sintomas: nem febre, nem vomitos, so diarreia e isso durante uns 15 dias. O pedi suspeitou uma sensibilidade a lactose. A verdade é que desde que retiramos o leite da alimentaçao nunca mais aconteceu. Ele nunca gostou de leite, nunca consegui que ele bebesse desde que foi desmamado mas agora na escola bebem um copo de leite a tarde + o leite no nestum de manha, se calhar foi demais para ele. Substituimos pelo leite Mimosa sem lactose e a diarreia párou, isso foi nas semanas do Natal e ano novo. Avisamos na escola e eles tb nao deram.
Esta semana reintroduziram o leite na escola e a diarreia voltou...
Ela:


È a minha pequenina linda! Tao risonha e faladora. Anda sempre aos guinchos a chamar a nossa atençao. O Martim com essa idade era mt mais parado mas tb sei que o facto dele andar sempre a volta dela puxa mt mais por ela.
Parece um relogio suiço mas daqueles que andam a horas! de 2 em 2h é certo, temos choradeira, so quer mama. Mas anda mt efeciente em 15/20 minutos despacha as 2 mamas! Faz é quenas sestas de 15-30 minutos.
Isso até as 19h30...que é quando temos o grande drama!!! no incio pensava que era das colicas, pq chorava e esperneava tanto e pensava que pudesse ser para descomprimir do stress do dia (pq trabalha muito!) . Dava mama mas era ainda pior, berrava de boca aberta com o leite e escorrer, fazia massagens,nada resultava e nao estava presa pq esse intestino trabalha varias vezes ao dia! Até que descobri a polvora! dei-lhe a xuxa e ela agarrava-se a ela como se nao houvesse amanhã, de olhos bem fechados...ela quer é dormir...Entao desde Janeiro a rotina é essa: cama as 19h30 e é até de madrugada (3 ou 4 da manha), acorda volta a mamar e dorme até as 7h30. O que me incomoda um pouco é que acho que sao mt horas a dormir sem comer mas tb ela nao acorda é pq está bem satisfeita. Parecendo que nao mas com esse horario posso dedicar-me mais um pouco ao Martim. Tb noto que ele está mais calmo, acabamos por brincar um pouco no final do jantar e cama com ele. Por volta das 21h30 já temos os dois a dormir...
Ontem as 21h o martim acabou por acordá-la sem querer. Dei-lhe mama para ela acalmar, estava bebeda de sono mas chorava como gente grande. Conclusao so acordou novamente as 6h da manha...acaba sempre por fazer 8 a 9h de sono na 1ª ronda. O pedi diz para a deixar dormir que ela está com peso e medida certas (p50 a tudo) e que quando eu for trabalhar de certeza que muita coisa vai mudar nos ritmos dela