segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1 mês

E hoje fazemos 1 mês!





Passou tudo tão rápido.

Ser mãe de 2 acaba por ser bastante desgastante mas tb gratificante!
a Ema é um bebé sossegadinho a maior parte das vezes. Se nao fosse as noites, seria tudo perfeito. Esta noite voltou ao ataque mas desta vez foram mesmo as cólicas, ela contorcia-se toda de dores e so sossegou as 5 da manha. Voltou a acordar as 9h e agora dorme como um anjinho!
O Martim era um bebé muito calmo, dormia noite e dia.

A amamentação está a correr bem , melhor seria impossível! Ela parece que nasceu ensinada. So tivemos mais dificuldades na 1ª semana, até fiquei com os mamilo em sangue mas felizmente ultrapassamos tudo. Do Martim tive tantos problemas, que nem é bom lembrar.

O pai regressou hoje ao trabalho, agora é so nos as duas.
O Martim anda doido com ela, só quer abraça-la e dar beijinhos que ate cansa! so amor!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Consulta


Ontem fomos ao pedi por causa da constipação da Ema.


 A nível dos pulmões está tudo bem. As recomendações forma sobretudo aquilo que já fazíamos: muito soro no nariz, aspirações para ela respirar melhor, cabeceira da cama mais levantada, muita mama. Por enquanto não é necessário fazer nebulizações mas ele disse para estar atenta as mudanças na respiração dela, uma vez que é mt pequena. 
Disse que se eu queria podia fazer na casa de banho, com as torneiras de agua quente ligadas e claro para usar e abusar da mama, que era o que lhe ia fazer bem :)
Segundo ele, ela ficou constipada por eu tb ter ficado

O Martim vai levar hoje a vacina da gripe (não costuma levar) mas é mais para prevenir a irma do que ele. 
 A nível de peso estamos com 4 quilos certinhos :)
Há 3 noites que tem dormido bem. Acorda 1x para mamar de madrugada e volta a adormecer. Depois é só de manha- Mesmo esta noite dormiu bem entre 5/6h e a respiração estava normal. Já fico mais sossegada

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Doente...

bem as doenças aqui continuam..
.A Ema Está super constipada...tadinha  nunca anda boa! Está muito congestionada, com o nariz entupido, tosse de cão e a respiração um pouco presa. Não sei como se constipou tenho tido tanto cuidado com ela. Da conjuntivite está melhor mas ainda temos de por as gotas.
O que tenho feito é limpar o nariz com muito soro, aspirações e dormir com a cabeceira levantada e claro muita mama.
Antecipei a consulta do 1º mês para hoje pq a respiração dela mete-me medo...o que vale é que nao tem perdido o apetite antes pelo contrário tem pedido muita maminha

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pediatrico


No sábado a noite  tivemos de ir de urgência para o pediatrico! 
A Ema por volta da 1h da noite estava com as vistas coladas e inchadas.
Já me tinha apercebido durante o dia mas pensei que fosse uma remelinha do sono. Durante o dia aquilo foi criando mais mas limpava com soro e passava.
A 1h da manha acordou a chorar muito, aflitinha, nao conseguia abrir os olhos e parecia que lhe tinham dado um muro no olho esquerdo de tanto inchado que estava . Ainda limpei bem com soro e compressas mas aquilo estava sempre a criar, quanto mais limpava mas vinha. E foi quando me apercebi que já estava a passar para o olho direito...
tadinha da minha florzinha...Até a mamar lhe custava...

Toca a acordar o Martim e la vamos nós. Foi a 1ª vez que fomos ao hospital pediátrico novo. Realmente as instalações são muito boas. Não estava la ninguém e fomos logo atendidos . 
Não fizeram grande coisa, mas limparam a vista e retiram um pouco daquilo para análise. Receitaram um antibiótico para colocar na vista, 1 gota em cada.
Agora é so aguardar que faz efeito. Hoje já está melhor. O olho direito praticamente não tem nada e o esquerdo já cola com menos frequência.
mas isso tudo faz com que de noite ela agarra-se ainda com mais frequência a mama. Sei que deve ser por se sentir desconfortável e querer aconchego. Nessa noite foi até as 7h00, esta noite até as 6h00...torna-se bastante cansativo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nos...



Nós andamos bem...pelo menos dentro do possível :)

A amamentação tem corrido bem, sem dor e a Ema continua a mamar muito. Ela é muito sossegada e não dá muito trabalho

O que mais nos tem incomodado é mesmo as noites.  E isso porque ela passa literalmente as noites acordada a querer ...mamar (da meia-noite as 6h) e dorme praticamente o dia todo. 
Desde ontem que decidi que Basta! 
Eu até nem me importo que ela acorda mais vezes de noite mas pelo menos que nos deixa dormir qualquer coisa. Está a tornar-se um bocado violento para o Sr Pai. Daqui a 1 semana ele começa a trabalhar e tem mesmo de dormir qualquer coisa. E nao é sustentável andarmos a dormir de dia com ela!!!
Agora o que tenho feito (desde ontem) é acordá-la de dia de 2/2h, como ela fica com menos fome (come + vezes) tem-lhe chegado 1 mama! A conta disso a noite nem foi mt má: acordou a 2h, as 4h e as 6h. mas ao menos nos intervalos pudemos dormir :)

O Martim...o Martim anda bem,  um pouco de tosse mas nada de grave. Continua a amar a irmã de paixão, sempre a querer pegar nela ao colo e a dar beijinhos mas começo a notar pequenas alterações no comportamento.  Já estamos a entrar na fase da adaptação, anda um pouco teimoso e desafiador. Sobretudo com o pai. agora nao quer tomar banho na banheira mas na banheira de bebé...pq será? :) Confesso que lhe tenho feito a vontade.
Na segunda-feira foi para a piscina pela 1ª vez, ADOROU! Vinha todo entusiasmado a dizer que foi no autocarro com os outros meninos e que a piscina não tinha areia e que saltou muito na água... :) e eu a pensar que ele ia ter medo!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

cansada!

Antes de ontem a Ema ficou a mamar desde a meia-noite a 6h da manha! Com intervalos mas sem dormir, sempre a procura da mama. Depois acordou só as 11h para mamar. À tarde foi da 15h as 21h, sempre acordada e a querer a mama! ando esgotada! Adormeceu as 21h mas as 23h acordou novamente para...mamar, pois é! É que ainda por cima ela mama mesmo, não é a fazer da mama chupeta, ouve-se tão bem a puxar e a engolir e volta e meia a boca enche-se de leite...

O que vale é que a noite até correu bem. Mamou por volta das 2h00 e só acordou as 7h00
So espero que tenhamos outra noite assim :)

S. Martinho

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

1ª consulta

No dia 9 foi dia da 1ª consulta da Ema.

Se já gostava desse pediatra fiquei a gostar ainda mais!  Do Martim começamos as consultas com ele aos 4 meses, na altura já estávamos a começar a AC.

Mal entramos no consultório a 1º coisa que fez foi pegar no Martim ao colo, sentá-lo na secretária e começar a conversar com ele.
Dizia-lhe: "O que é que tu trouxeste para eu ver?"
M.: " A minha mana!" (todo orgulhoso!)
P: "Agora és o irmão + velho, gostas da mana?"
M: "Xim, muito"
P: "vou te contar um segredo: os papás gostam muito da mana mas gostam ainda mais dos irmãos mais velhos"
 :)

Depois ele foi brincar e foi tempo da nossa "aula teórica". Falou de tudo!
Desde exemplificar a pega correcta, a composição do leite, o que era uma mastite, o que fazer se isso acontecesse e como evitá-la. Disse logo para esquecer as mamadas de 3/3h que quem mandava era a Ema e dar-lhe a pedido: de hora a hora se ela quisesse!
Falou sobre as inseguranças das mães que isso é que muitas vezes faz com que a amamentação não resulta e que se eu passasse por isso para olhar para o espelho e repetir: " Tu és capaz!" ;) Lembrou que a nossa disposição passa logo para ela e uma mamã calma = um bebé calmo!
Frisou tantas vezes que não existe leites fracos e que a melhor coisa que podia fazer por ela é dar-lhe o meu leitinho!!
Quando lhe falei que as vezes fazia noites de 6h, disse logo para não a acordar, que era porque ela  precisava. Também falei-lhe das outras noites! Porque tanto dorme 6h como as vezes demora 6h a adormecer e só quer estar a mama. Disse aquilo que já sabia: que andava com os dias trocados pelas noites!
Recomendou ir acordando-a mais de dia, falar muito com ela, para ela despertar. O que vale é que ela não tem cólicas!!!

Depois da aula :) examinou a Ema. achou-a óptima,com boa vitalidade. Pesou-a e mediu, entao temos:
3640kg por 51,5cm :)))
Ou seja em 7 dias engordou 250gr!  e desde que nasceu cresceu 1,5cm. Já ultrapassou o peso de nascimento!
Receitou um creme para o corpo porque ela está literalmente com a pele a estalar. Sei que é normal mas a pele dela está a escamar mais do que a do Martim. E um desinfectante para o umbigo. Não sei porquê mas o umbigo dela desde que caiu infecta um pouco. Ontem já lavei com esse produto e realmente melhorou drasticamente.
E claro 1gota de vigantol por dia! Ou seja ela está óptima...é uma experiência tão diferente do Martim...ou os pais é que estão diferentes!!! :)

Estas ultimas 2 noites tem sido boas. Adormece entre a 1h30/2h da manha e depois é até 6h30/7h, tem corrido bem!!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Martim-3 anos e 1 mes


Nem registamos os 37 meses do Martim (foi no dia 2).
Esta semana fomos tirar fotografias tipo passe para a escola. Ele já parece um homenzinho.

Reagiu muito bem a vinda da mana. Noto que ele é muito protector  e quer sempre dar beijinho e pegar nela ao colo.
A nível de ciumes ainda não notei muito. A não ser que anda mais eléctrico mas gosta de ajudar na hora do banho e muda da fralda.
Quando estamos em "modo maminha" gosta de se encostar a nós e diz que a seguir é ele! Já ofereci mas ele começa a rir e diz:
"- Não pesta, tem leitinho"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Parabens!!!


Hoje sou eu que faço anos ( e a minha mana gémea). 34 anos...:)

A Ema portou-se muito bem com a mamã esta noite, adormeceu a 1h15 e dormiu até as 7h. Brindou-me com uma noite de 6h que me soube tão bem

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1ª semana

Bem a 1ª semana foi horrível para dizer a verdade :)

Sobretudo por causa da amamentação, houve alturas em que pensei mesmo que não fosse conseguir.
Tinha os mamilos em sangue e a começar a gretar, sobretudo devido a uma má pega parcial e má postura. Durante o dia ainda se aguentava mas a noite era um inferno. Ela é muito sôfrega e só queria estar a mama o que resultava numas dores insuportáveis, sobretudo que chegava a mamar 2/3horas seguidas.
O que nos ajudou foram as meninas da OMS que são uns anjos! e também o cantinho da amamentação do CS. Ajudaram a perceber aquilo que estava a fazer mal e consegui corrigir a tempo. Agora as maminhas andam boas, com muito Purelan a mistura nem parecem as mesmas!
Também acho que não estava preparada para um bebé como a Ema, que mama como se não tivesse amanha. Mama das duas mamas e deixa-as completamente vazias. As vezes pergunto-me como é que ainda sai leite :). O que vale é que agora não doí :)
O Martim apesar de ter mamado quase até ao ano, não se comparava. Só mamava de uma e tinha sempre de tirar com a bomba para lhe dar como reforço porque cansava-se muito e deixava. Acho que aqui não vou ter esse problema.

A Ema é bastante calma, só come e dorme e por enquanto não tem cólicas (Já o Martim não tinha) O único problema dela é as noites, quando o sol se põe ela transforma-se e é ouvi-la berrar. Não é fome, nem é cólicas é mesmo querer estar ao colo, à mama e consolo. Esta noite foi até as 3h da manha. (o que vale é que dormiu depois até as 8h). Se ao menos conseguisse dar-lhe de mamar deitada ajudava mas foi isso que magoou as minhas maminhas pois não consigo a por correctamente. Juntando um mano que as 6h já está acordado, as vezes andamos feitos zombies. Quem tem sofrido mais é o homem cá de casa, que é um santo!!!
Apesar de já ter tirado os agrafes  (14!!!!) na sexta ainda ando a meio gás e é ele que se levanta, muda fraldas, etc..e depois de manha cedo ainda trata do Martim. Hoje já me sinto melhor, também a pisadura da cicatriz está mais leve. A ver se o compenso porque ele anda tão cansado e daqui a pouco ele volta para o trabalho.
Tenho é de ver se consigo lhe mudar os hábitos a essa menina. De dia bem a ponho na sala com luz, com a televisão ligada, com o mano a fazer os barulhos normais de uma criança de 3 anos e...nada. Parece drogada!!!  :)

Quarta-feira temos consulta no pedi, ela vai conhecer o Dr Peixoto, o como diria o Martim o dr "peixe". Acho que ela está bem a nível de peso, também ao que come e o intestino dela funciona muito bem, até demais!!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Meus amores

Ema- 28 Outubro 2011



Martim- 02 Outubro 2008



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Socorro!!!!!!!!!

Ela so quer mama!
Chega a estar no mínimo 2h quando não é mais! Ontem só sossegou as 3h da manha.
Não é pelo descanso porque eu gosto é mesmo pelas mamas. Já estão tão doridas e a começar a sangrar.

Nao sei se a esse ritmo aguento...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nasceu

ola!

Nos já estamos em casa.
 a Ema nasceu a 28 e Outubro :) com 3460 kg e 50cm.

Tantas coisa que era um bebé no P97 e nasceu com P50-60, é rechonchudinha, com umas boas bochechas.

Tivemos foi um percalço no nascimento. Como sabem estive naquele dia todo com contracções, mas andavam controladas, eram dolorosas mas aguentavam-se.
A noite por volta das 8h tornaram-se menos espaçadas e cada vez mais dolorosas, mas só estavam de 6/6m, 7/7m. O que achava demasiado cedo para ir para a maternidade.
Mas por voltas das 10h a meio duma contracção a Dª Ema dá um pontapés e arrebenta-me a bolsa, até vi estrelas****. So ouvi  "plock" e comecei a sentir-me molhada, fui a casa de banho e ai apanhei um susto confesso. Até ai estava bastante calma, é que as aguas em vez de estarem brancas estavam verdes, o que todas sabemos o que significa...

Fui lavar-me e saiu o rolhao quase de uma vez, e claro sempre que me mexia saia mais agua verde... Ligamos para a minha sogra para vir ter connosco a maternidade por causa do Martim, esperamos um pouco uma vez que eles vinham de castelo Branco. Por volta da 1h demos entrada na maternidade, nao estava la ninguém, fui logo atendida. Examinaram-me e estava com 3 dedos de dilataçao. Mas a menina nao estava encaixada e o colo não estava mole. Ligaram-me logo ao ctg, ao soro, e perguntaram-me se queria epidural (Claro!). As dores já eram tão intensas. Trataram da epidural e acalmou logo, bendita droga :)
O problema é que estava com muitas contracções e o colo não amolecia. A menina começou a entrar em sofrimento e o batimento dela começou a cair, so estava com 4 dedos... O médico que me assistiu ficou com medo da infeçao estar a alastrar e propos logo a cesariana. O que tb achava que seria melhor.

As 3h07 ela nascia :)  depois tiveram a tratar de mim 1h10! aí é que me custou e estive um pouco mal. Como ela estava mt subida, tiveram de fazer bastante força para tirar a placenta, aspirar etc...Não era dorido porque estava com a epidural mas fiquei muito mal disposta. Mal sai do bloco estive logo com a minha princesa e foi logo para a mama.

Ela porta-se muito bem, come e dorme. Mas mama que se farta, o que não estava habituada com o mano. Ela estive nessa noite a mamar das 4h10 as 11h da manhã. Agora diminui o tempo mas mesmo assim passa o tempo na mama.
A mama é que anda um pouco pior. A pega é correcta, pelo menos a maior parte do tempo mas está tão sensível. So ontem apercebi-me que estava a sangrar um pouco, ainda por cima já tínhamos saído da maternidade. Doí quando ela pega na mama mas depois de estar a mamar não doí. Tenho tentado hidratá-la o máximo possível.
O que mais me preocupa é que de noite ela não tem acordado para mamar. Se nao a acordar ela dorme  mesmo ferradinha! Tenho-a acordado de 3/3h. Custa-me um pouco porque ela dorme tão bem mas é muito pequenina para estar tanta horas sem comer

Eu da cesariana estou cheia de hematomas, custa-me imenso fazer as coisas e tento aos poucos, mas estamos bem :)

O Martim, anda bem, sempre a volta dela e a tentar dar beijinhos, também ainda estamos na 1ª semana. É um pouco bruto pq não tem noção da força dele e temos de estar sempre com mil olhos :D