sábado, 30 de abril de 2011

12 semanas...


Hoje fazemos 12 semanas, só faltam...196 dias ;) Estamos quase a entrar no 2º trimestre.

Ando um pouco cansada, também dormimos tão mal e desta vez a culpa não foi da feijoquinha mas sim do mano mais velho.

Estava sempre a acordar, a chorar, a gemer e tão quente. Tirei-lhe a febre tinha 38ºC, nada de muito prenunciado. Hoje de manhã já não tinha nada mas anda irritado também deve ser da falta de descanso, a ver se faz uma sesta grande logo a tarde Este tempo também anda tão estranho.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chegar à casa...


Mário Cordeiro, pediatra, disse na semana passada numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.

Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar.

Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia.

A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção. Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.

Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.

Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.

Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.

in Boletim de Julho da Acreditar

Já me tinha deparado com este texto no ano passado e cada vez mais faz sentido ;)
Há uns meses quando cheguei a casa o R. tinha impresso este texto e colocado no nosso quadro de recados na cozinha. Disse que era para nunca nos esquecer e realmente é uma grande verdade. 10 minutos fazem tanta diferença, ele fica mais calmo e mais atento ao que lhe dizemos...

para partilhar com vocês!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Consulta



Hoje foi a consulta das 11 semanas. Fizemos a eco para o rastreio do 1º trimestre e pelos valores parece tudo bem:
TN:1,5mm
CRL:51,7mm
DBP:16,3mm

Não percebo muito mas pelos valores está dentro do normal. Amanha vou fazer a colheita de sangue
Já se via bem a cabeça,a coluna, os membros, a barriguinha... só não dava para ver se era menina ;). Fartava-se de mexer, muito mais do que o Martim nesta altura, eu bem digo q esse miúdo é um molengão .
Estava sempre a esticar o braço e a mão, tão giro ;)

Para variar a anemia continua em força mas a placenta está a sarar o que são boas noticias.
No dia 03 de maio tenho consulta na maternidade. Sei que é para fazer o mesmo mas não resisto a fazer mais uma eco...

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Pascoa

Boa Pascoa para todos com muitas coisinhas doces...
No dia de Pascoa faz um ano que o meu preguiçoso começou a andar, tinha 18 meses ;)

Passou tudo tão depressa. Hoje a feijoquinha faz 11 semanas, na terça-feira temos consulta as 9h. Com sorte temos mais um fotografia...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lembraças de Pascoa

Encomendei umas lembranças para as educadoras a minha querida Carla http://www.caracol-azul.blogspot.com. Recebi-as ontem, estão tão lindas!

Obrigado amiga!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

morder...




e voltamos ao mesmo...

Todos os dias temos um recado que o Martim mordeu alguém.
Já nem sei o que fazer!
Ontem quando o papá foi buscá-lo estava de castigo a brincar sozinho, mordeu na bochechinha de um menino e pelos vistos a marca era enorme.
O papá ficou tão zangado e com razão. Quando chegaram à casa, o Martim vinha com cara de caso e o papá continuou com o castigo, nada de brinquedos e de televisão.
ainda virou-se para ele e disse: "conta a mamã o que fizeste?"

e ele de cabeça baixa, nem olhava para mim, só dizia: "fiz doí-doí ao minino".

Mas sou sincera que não entendo!
Em casa ele nunca nos morde, não tem esse comportamento agressivo. Sei que são fases e que passa mas não pode ser. Agora ele tem bem noção do que faz e sabia que tinha magoado o menino. Amanha o Ricardo vai falar com a directora, temos de saber o que se passa em concreto. Dá-me a sensação que ele morde mais quando está com uma das educadoras em especial. Sei que eles são muitos mas tem de ter atenção em especial ao Martim a ver o que despoleta o mau comportamento pq em casa ou com as primas isso não acontece

Não acham?

sábado, 16 de abril de 2011

10 semanas de ti



Chegamos à 10ª semana ;)

Estamos muito felizes mas agora é que vem o período mais crítico mas vai correr tudo bem.
Sei que tenho um pequeno/a lutador dentro de mim. Para a semana é dia de consulta no minha GO e na maternidade. Altura de fazer o rastreio também.
Já se começa a notar a barriga, pouco é verdade mas para mim parece enooorme.
Os enjoos também são poucos e a vontade de comer enorme.

O resto anda bem, mas estou ansiosa pela consulta para rever a minha feijoquinha

quarta-feira, 13 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

9ª semana


Hoje fazemos 9 semanas!!!

O seu corpo
A partir desta semana poderá ter boas ou más notícias, pois notará que os seus seios vão ficar maiores, isto claro que depende do número de soutien que usa. Com o peito mais voluptuoso é preferível optar por usar soutiens que o mantenha firme e ao mesmo tempo confortável. Habitue-se porque só agora começa o processo de crescimento mamário.

A cintura continua a crescer, bem como as náuseas e a má disposição após as refeições, pois o seu corpo está em constante adaptação a um grande conjunto hormonal derivado da gravidez – o estrogénio e a progesterona aumentam em cerca de dez vezes o seu nível sanguíneo.


No caso dos peitos não se preocupe pois o seu tamanho voltará ao normal depois da fase pós parto, ou então aproveite-os.



Dentro da Barriga
Por esta altura se fizer um ultra-som já poderá ouvir os batimentos do pequeno coração do seu pequeno. Não deixe de desfrutar desta experiência tão especial. No entanto nem todas as grávidas conseguem ouvir para já, mas não se preocupe pois passado umas semanas, de certeza que ouvirá.
Ja ouvi por duas vezes!!!



O bebé começa agora a movimentar-se, mas para já ainda não conseguirá sentir esses movimentos. O processo de crescimento da criança é bastante rápido e agora já lhe começam a crescer mamilos, pâncreas, vesícula biliar e o ânus. Já se começa a parecer como um bebé que nós imaginamos…


O bebé deverá ter medir até 20milimetros e poderá pesar até duas gramas.



Vida de Grávida
Antes de o seu corpo começar a ganhar dimensões maiores aproveite agora para descontrair e fazer um serão romântico com o seu companheiro.

Use a sua melhor roupa, pois agora ainda poderá servir-lhe, mas não por muito mais tempo durante a gravidez. Por isso, já sabe, aproveite…


Agora também é altura para se continuar a preocupar com o seu plano de saúde, para seu bem e do bebé, continue a fazer os planos futuros que tem pela frente com o nascimento da criança e comece também a planear o seu novo visual. Vai ter de usar roupa mais larga e confortável, é mesmo a melhor altura para pensar nisso…


Nós andamos bem. Sem enjoos, só algum cansaço e as vezes algumas dores quando abuso mais um bocadito. E com muita fome!!! ainda nem sei como não engordei com tudo o que como
A via em casa até passa rápido, mas também porque o Ricardo está de férias...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

o meu Martim


O meu Martim anda cheia de vida e de genica.
acho que já não tenho pedalada para ele ;)

Anda tão vaidoso...acho que tenho um bebé metro-sexual, só quer por os cremes e mal acabo de o vestir diz logo :
- Mamã, tou nito (bonito)? ou entao: Tou gio(giro)?

Fala pelos cotovelos, farta-se de fazer perguntas e dá as respostas.
De manha quando o visto começa a abraçar-me diz: "minha mamã, minha mamã"

Anda aflito por causa do calor, há 2 dias que chega a casa cheio de comichão e borbulhas do calor. Aquela pele de porcelana!!!
Ele não tem pele atópica mas tem um pele muito branquinha que tem de ser protegida todo o ano e mal vem o sol começa as borbulhas. Hoje foi de manga curta, sei que é cedo só estamos em Abril mas está demasiado calor.

Andamos a luta com o bacio. Ele próprio o vai buscar todo contente à casa de banho, e começa logo a tirar as calças. No entanto sente-se mas nao faz nada!!! diz :
-Ja está! e levanta-se...mas nunca faz. Pode ser que um dia começa a fazer, nada como manter o hábito!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Consulta das 8 semanas



Assim está a minha feijoquinha com 8 semanas.

Ontem tive consulta, continuo de baixa. A placenta continua descolada e tenho novamente mil recomendações para fazer o mínimo possível.
Nada de esforços, nada de "festas" e nada de banhos de imersão...continuar com o utrogestan, o acfol e o legofer.
A feijoquinha está boa e grande!!!! em 15 dias passou de 7,7mm para 18,2mm e ouvi novamente o coração, o que me sossegou muito. Com todos estes problemas estava com medo que lhe acontecesse alguma coisa.
Ainda não engordei nada, o que é mt bom uma vez que já tenho muito peso de natureza e que estou em casa

A consulta com a minha GO foi rápido, só que tb tinha consulta no CS para me renovaram a baixa e passar a declaração para a ss para o subsidio de gravidez de risco. E ai é que demorei tanto!!! a minha médica de família está de baixa, então passei para outra mas adorei a mulher. Muito simpática e eficiente, passou-me tudo direitinho, já me passou tb e eco das 11/13 semanas para a rastreio e novas análises.
Tenho novamente consulta daqui a 3 semanas, no dia 26 de Abril, até lá é aguardar e descansar muito.

sábado, 2 de abril de 2011

30 meses= 2 anos e meio



Parabéns meu bebé grande!!!!!

Hoje o Martim faz 2 anos e meio. O meu bebé já está a ficar um homenzinho crescido!
Amo-te muito meu pequenito!!!

Continua a amar a chucha, mas de caminho vamos ter de tirá-la :)

e o mais pequenino da casa faz hoje 8 semanas ;) Vamos vê-lo na segunda, espero que esteja tudo bem com ele!