quinta-feira, 31 de março de 2011

consulta dos 30 meses...

Ontem o Martim foi a consulta dos 30 meses, 2 anos e meio...como o tempo passa!
Só no sábado é que os faz mas antecipamos a consulta pq iríamos de férias, agora nem pensar...

Fiquei tão orgulhosa do meu bebé grande, portou-se como um homem. A tudo o que o pedi lhe perguntava ele respondia. Depois ele fez um jogo com ele de acertar com a formas dos objectos e dos números e ele metia tudo na ordem certa, espertinho!

O Martim estava super animado pq quando entramos no consultório viu um carro a passar com um bicicleta em cima do tecto. Aquilo espantou-o tanto, se calhar na cabecinha dele não tinha lógica a bicicleta estar em cima do carro e não no chão.
Então só falava disso, virou-se para o medico e disse:
-"sinhor, tava uma bicileta em xima do carro". Ainda corrigi e disse:
-"filho não é senhor, é senhor doutor" e ele:
-"sinhor douto, estava uma bicileta em xima do carro"

é um tagarela. Pesou e mediu-o e pela 1ª vez desde que nasceu está no P50 a tudo.
13,100Kg por 91cm de gente. O dr achou-o óptimo, o resto ouvidos, visão, garganta,pulmões, estava tudo bem.

Falamos sobre o bebé que ai vem. O pedi disse que não era agora que ele sentia isso mas sim qd o bebé nascer e ai temos de estar atentos aos sinais. Mostra disponibilidade, afecto o mais possível e explicar que o bebé é pequenino que precisa de mts cuidados e ele como mano mais velho pode ajudar, mostrar o exemplo, etc...Mostrar-lhe as fotos de quando ele era bebezinho, etc... Ele diz que com essa diferença de anos (3 anos) costuma ser fácil mas que cada caso e um caso e que temos de estar muitos atentos.

Falamos sobre as birras e pelo que viu achou que estava tudo bem dentro do normal.
Isso pq nao nos viu a saída. Então o sr Martim fez uma senhora birra porque não queria sair do consultório!!! A sala de espera é fantástica, cheia de brinquedos, quadros de actividades e estava la um menino mais ou menos da idade dele. Enquanto estávamos a pagar foi logo ter com esse menino para brincar, e tirá-lo de lá? nada resultou, teve mesmo de ser à força, que vergonha! normalmente os meninos choram por ir ao médico, não para ficar la.

mas está tudo bem com ele, é o que interessa ;)

terça-feira, 29 de março de 2011

Martim







segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma cançao para ti




A Carolina passou mais uma fase ;)

Ficamos muito felizes por ela. O Martim acordou durante a actuação dela e la disse meio insonado:"Coolina"

Para quem não saiba, ela é filha de uma colega de trabalho.

Por isso, Força a nossa fofinha!!!

Não se esqueçam de votar: 760 10 40 03

sábado, 26 de março de 2011

7ª semana



Hoje fazemos 7 semanas.

Acho que está tudo bem. O papá não nos deixa fazer nada e por vezes o Martim ressente-se da falta de colo mas é por uma boa causa.

Levamos certinhas as recomendações da Dr. Margarida: Acfol e (uma garrafa !!) de Legofer de manhã e Utrogestan de 12 em 12 horas.
Repouso, repouso e repouso... a ver se a nossa estrelinha fica bem agarradinha.
O que vale é que não tenho enjoos, só tinha muito sono mas agora já consegui pó-lo em dia.

Fomos ao centro de Saúde para a minha médica passar a baixa por gravidez de risco. Não estou a ser seguida la porque sinceramente apesar da minha medica ser 5** a nível pessoal e profissional, não me sinto à vontade com ela. Já do Martim só ia la para ela passar as credenciais e a baixa no final. Quando chegamos la havia um aviso que dizia que ela estava ausente por tempo indeterminado, que sorte! Falamos com a administrativa e entregamos a carta da dr. Margarida, foi só levantar a baixa no dia seguinte. Isso é que é serviço competente!

Agora tenho de ir a SS entregar o impresso para o subsidio de gravidez de risco...sem muita vontade...mas tem de ser

Foi com 7 semanas que descobri que estava grávida do Martim, 2 gravidezes bem diferentes!

E O Martim continua igual a ele mesmo, muito traquina. Agora anda com a folia do Pocoyo, quando o vê delira. Na outra semana quando fomos as compras ele viu umas fraldas da Moltex que vem com o desenho do Pocoyo, claro que tivemos de as trazer! Ele sempre usou as da Dodot mas sou sincera que até nem desgostei delas. Agora diz que quer "as Jalsdas do poyo"
muito falador mas muito chinês.
Adora dar beijinhos e não pára de correr um segundo. Continuamos com o problema dele acabar a noite na nossa cama que vai ter de um fim...não sei bem como

quinta-feira, 24 de março de 2011

Consulta 6 semanas

A consulta era a 9h30 e la eu ia toda impolgada por poder ouvir e ver o meu feijãozinho.

A médica esteve a ver as análises que fiz e está tudo bem a não ser um pouco de anemia. Também disse-me que estava com uma infecção no colo do útero e já estou a tomar a medicação, Mediu a tensão e pesou.
A seguir fomos fazer a ecografia, ouvia-se tao bem o coraçãozinho, batia tao forte!!! e afinal já estou de 6 semanas e 5 dias, 7,7 mm de gente! DPP previsto para 12 de Novembro E la estava ele no saquinho, ainda so se via uma mancha uniforme e é so um.

O pio foi o resto, estou com a placenta descolada e com rupturas na bolsa. Proibiu-me fazer qualquer tipo de esforço e que tinha de estar em repouso absoluto e escreveu logo uma carta para a minha medica de família passar-me baixa por gravidez de risco. Avisou-me para ter muito cuidado, não pegar no Martim ao colo, etc. que se não descansa-se podia perder o bebezinho...
Nunca pensei q com 6 semanas já estaria em casa, a minha 1ª gravidez correu tão bem!!!

terça-feira, 22 de março de 2011

banhinho bom





O meu magrinho continua a gostar de tomar banho na banheira de bebé. Já a escondi mas nada a fazer, se toma na nossa banheira começa a chorar e não se quer sentar.
Ainda bem que é magrinho e cabe bem na banheira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

6ª semana




Por esta altura, o sexo do pequeno está a formar-se.

Não se apresse em querer sabê-lo, pois ainda faltam algumas semanas até que isso seja possível, no entanto poderá fazer as suas previsões e começar a pensar em nomes para rapaz e rapariga…
Já tenho 2 nomes em mente...mas ainda está a "amadurecer"



O seu corpo

Agora poderá começar a sentir-se cansada e ter sintomas algo desconfortáveis como náuseas, devendo-se ao processo hormonal que o seu corpo está a atravessar.

O cansaço leva a um esgotamento tanto físico como psicológico, mas não se preocupe pois apenas é mais um indicativo no processo de gravidez, geralmente a partir do terceiro mês começará a adaptar-se, sendo que o seu organismo começará a ganhar resistência. Aproveite para descansar sempre que possa, faça algumas sestas sempre que possível.


Para garantir que não se deixa influenciar por tanto desgaste, tente descansar ao máximo, essa tem de ser a sua principal preocupação. Aconselhe-se no seu médico se achar necessário de forma tomar algo para combater o cansaço, mas tenha em conta que o aconselhamento é fulcral para não prejudicar o seu bebé.


Para além do descanso o exercício físico também se apresenta como uma boa forma de prevenir e ajudá-la em tempos tão exaustivos. Parece contraditório mas é verdade, caminhar, fazer pequenos alongamentos, ginástica especializada para grávidas, e técnicas de relaxamento são bastante aconselhadas e poderão melhorar a sua disposição, dando-lhe também alguma energia.

Provavelmente já experienciou a sensação de enjoo, o que também pode-se ter reflectido na alimentação que realizou, ou seja, perda de apetite, levando-a a perder peso. Também é por esta altura que pode começar a notar algumas mudanças no seu corpo, como no abdómen, sendo que a sua roupa começa a ficar mais apertada pela zona da cintura.
Já na altura da gravidez do Martim foi igual, nada de enjoos...o que sinto é um cansaço estremo. Só me apetece dormir e também sinto muita fome...mais do que da 1ª vez

Dentro da Barriga

Por esta altura começa a desenvolver-se o embrião, é uma altura bastante importante que o pequeno está passar. É um período em que tudo pode reflectir-se no desenvolvimento do bebé, pois e aqui que surgem as mal formações. O bebé começa agora a ganhar forma, medido até 4 milímetros, começando a formar-se os olhos, ouvidos e a boca.
Ma quinta-feira tenho consulta e eco. Em principio já se deve ouvir o coração. Estarei de 6 semanas e 3 dias. Na ultima consulta só se vi um pontinho.
Já estou ansiosa para ver o meu novo bebé



Vida de Grávida

Para além dos planos que deve estar a realizar neste momento, desde o nome, à roupa, ao quarto, ao berço entre tantas outras coisas, deve começar a pensar em poupar dinheiro e a começar a fazer algum tipo de orçamentos. Comece a fazer um orçamento daquilo que pensa que poderá gastar inicialmente com o bebé, fale com o seu companheiro, amigos, família e verá que todos estarão dispostos a ajudar. O ideal será fazer um orçamento anual, de forma a poder-se organizar e saber quais os gastos que terá.
A nível de gastos por enquanto está mais ou menos controlado. O novo bebé vai herdar muita coisa do mano, desde o ovo, carrinho, roupas, está tudo praticamente novo. Só se for uma menina é que acho que não me controlo muito :)



O Martim parece contente com a ideia do mano. Está sempre a falar do mano. Por enquanto deve ser uma ideia abstracta, vamos la ver mais para a frente

sábado, 19 de março de 2011

dia do Pai

Feliz dia Pai!!!!!

O pai cá das casa também teve direito a muitos miminhos.
Mas o mais fofinho foi sem duvida a prenda do martim:


segunda-feira, 14 de março de 2011

novidade



Bem tivemos de alterar o titulo do blog de Martim para...Martim e Companhia ;)

A grande novidade é que o Martim vai ter um mano ou mana la para Novembro. Estamos muito felizes.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dias de festas


Ontem foi dia de festa!

Dia de Carnaval, dia da mulher!

Feliz dia para nós ;)

Nos andamos bem,estivemos ontem a fazer crepes, tal como manda a tradiçao!
o Martim está cada vez mais traquina.


Desenvolvimento

Quer ajudar em tudo e quando vê que não consegue diz: "mamã, ajuda Matim"
Está cada vez mais desenvolvido, quer comer sozinho e cada vez mais despreza a colher,quer um garfo como as pessoas crescidas! bebe muito bem do copo.
Quer vestir-se e calçar sozinho.

A nível da linguagem continua sem se calar um segundo mas agora já se percebe muito bem!
Passa a vida a cantarolar e sabe muito bem pedir aquilo que quer.
Ele que nunca ligou muito a televisão agora pede sempre para ver o "poyoyo" (pocoyo) e a "vila moleja" (vila moleza). Continua a adorar o Noddy e o Rucca.
No dia de Carnaval, na escolinha o maior amigo dele ia mascarado de Noddy, ele ficou todo extasiado corria para mim e dizia:
"mamã, o Noddy é o Leo!"

Alimentaçao
-
Come bem, dentro do habito dele, já me convenci que nunca vai ser aquela criança que come este mundo e o outro. Mas tem as suas manias ;) Continua a rejeitar tudo que seja doce: rebuçados, gelatina, bolos, gomas, chocolate, ect... só as bolachas Maria e o pão é que continuam em alta. Até tenho feito bolos caseiros mas nada!
Continua a comer de manha a papa (papinha como ele diz), porque não quer outra coisa. O nestum e afins nem abre a boca. Já experimentei a papa para mais crescidos e nada.
A sopa continua a comer bem mas não pode ter bocados muito grandes e adora a massa e o arroz.

Dormir
bem neste campo estamos muito mal...Ele sempre foi um bebé que considerava com bons hábitos, adormecia no berço por volta das 21h e acordava as 7h. Agora adormece bem mas a meio da noite, por volta das 3h da manha, chora, chora a chamar por nós. Quando tento voltar a deitar-lo começa a chorar a dizer : "não, não na outra" e a apontar para o nosso quarto. Conclusão acaba sempre por dormir connosco, já não é sustentável...também ainda dorme no berço. Em Abril vamos de ferias e já vamos ter tempo para procurar uma boa caminha...

Brincar
Brinca que se farta, adora construções, legos, cubos, torres e ... quintas! comprei-lhe uma mini quinta do noddy, com um cavalos e galinhas e ele delira com isso. Fala sozinho, põe as galinhas no sitio, junto aos ovos, o cavalo junto da agua para beber! Imita-nos nas conversas.

As vezes está a brincar e traz-nos um brinquedo e diz: "o que é icho?" (o que é isto?), está sempre a fazer perguntas...nunca pensei que fosse Tao cedo!!!

Continua a amar a chucha. De dia nunca anda com ela,já não a leva para a creche há mais de um ano, porque nunca a queria mas quando chega a casa vai logo a correr buscá-la assim com a fraldinha de pano. e Claro para dormir pede sempre, vamos ter de trabalhar nisso...
É como o desfralde, ainda não conseguimos. Mas agora quando vier o bom tempo vamos ter de insistir.

Para o mes que vem a ver se marcamos uma consulta...30 meses, 2 anos e meio . parece que foi ontem

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval 2011





e quem é o Índio mais giro do pedaço?

quarta-feira, 2 de março de 2011

29 meses




Hoje o Martim faz 29 meses: Parabens meus amor lindo!!!

Fala pelos cotovelos, cada vez percebe-se melhor e nao pára um segundo! Continua muito sociável e a detestar os doces ;)
Mas adora fazer bolos com a mamã. Continua o mesmo terrorista em casa mas consegue portar-se bem quando saímos.

Andamos poucos assiduos no blog mas logo, logo actualizamos com fotos