sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Almoço pb

Foi o nosso 2º almoço com as mamãs do PB. Gostei imenso rever as caras com quem nós tanto falamos e sobretudo conhecer a nova: Moni és uma pessoa fantástica e o Joãozinho caracóis um mimo. Os "nossos" meninos já estão todos tão crescidos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

martim

quem tem o sorriso mais lindo do mundo???

andamos bem, com falta de tempo para o nosso cantinho mas bem.

O Martim ultimamente anda com falta de apetite, ainda no outro dia foi para a creche sem tomar o pequeno almoço.
O ano passado começou assim e depois apanhou uma broncopneumonia, claro estava com as defesas em baixo. Foi qd esteve internado e teve de ser alimentado a sonda...Comprei umas vitaminas para o ajudar, o Vidailin...vamos la ver se há resultados

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A criança de 2 anos e 1-2 meses

Desenvolvimento emotivo e social: mordidas
Crianças desta idade costumam morder quando estão zangadas ou se sentem ameaçadas, geralmente porque têm dificuldade de se comunicar melhor. Já que acções falam mais alto do que palavras, lá vão elas e…nhac!

Agora, só porque dá para entender, não quer dizer que seja um comportamento aceitável. Pelo contrário. Explique com calma e firmeza que isso não é permitido pelas boas regras de convivência, porque machuca as pessoas. Se a criança que foi mordida por seu filho estiver por perto, procure confortá-la.

Evite muito alvoroço no momento, porque isso muitas vezes só estimula o "mordedor" a fazer de novo para receber mais atenção. Mais tarde, volte a conversar sobre o assunto, sempre procurando explicar como proceder melhor: "Tudo bem que ficaste zangado porque o Pedro pegou no teu brinquedo, mas não podes morder. Dá próxima vez, fala para ele não fazer isso ou chama a mamãe para ajudar".


é exactamente o que se está a passar... ja foi chamado a atençao tantas vezes mas volta e meia la vem os dentes para a frente. Ele sabe que nao se faz porque diz logo "AHHHHH! mas nao há maneira de perder o vicio. ainda nao semana passado aleijou uma menina...Ja nem sei o que fazer

Desenvolvimento da linguagem: sinais de alerta
Nem toda criança de 2 anos conversa de forma clara, usando frases completas. Algumas se valem de gestos ou de palavras bem básicas por meses a fio, enquanto outras até que falam, mas de um jeito que só a mamã e papa conseguem entender. A princípio não há motivo de alarme em ambos os casos, apenas mantenha a atenção para ajudar ao longo deste complexo processo.

Problemas de pronúncia são bastante normais (sendo a troca do r pelo l um dos mais comuns), assim como a troca de palavras na pressa de falar rápido e até gagueira, e geralmente nem requerem a intervenção de fonoaudiólogos.

pois...já fala melhor e percebe-se tudo mas continua preguiçoso. Se está no colo e quer ir para o chão não diz: "quero ir para o chão " diz : "chão", Se a pantufa cair do pé só diz: "pé"...é poupadinho

O dormir...como solucionar?
Seu filho não dorme sozinho de jeito nenhum? Toda vez que acorda no meio da noite chama você? O melhor a fazer é ensiná-lo a adormecer por si só. Não há certo e errado nesse assunto. Cada família é de um jeito.

Há diversas "teses" de como ensinar a criança a dormir. A maioria delas baseia-se no mesmo princípio: seguir sempre a mesma rotina, para que ela saiba o que esperar e se prepare para dormir, e ser firme.

A vantagem desta idade é que já dá para conversar com a criança. Você pode lhe dar algum boneco ou bichinho de brinquedo, que lhe faça companhia e proteja de eventuais medos. A transição do berço para a cama também pode ajudar no processo: talvez seu filho fique todo orgulhoso de ter uma cama nova e se conforme mais em ficar nela.

Boa parte das técnicas ensina a colocar sempre a criança de volta na cama, sem conversar muito. Repita que é hora de dormir, leve-a de volta para a cama e saia do quarto.

Se seu filho só dorme se você estiver junto, você pode ir aumentando a distância todo dia um pouquinho, até chegar à porta. Depois, comece a sair do quarto por alguns minutos, sempre voltando quando ele chamar (mas sem conversar).

Você pode tentar aplicar a estratégia de "deixar chorar": agora que a criança não está mais no berço, a coisa se complica, porque é preciso pôr um portãozinho no quarto ou até fechar a porta. Para dar certo, a criança precisa entender que, por mais que ela berre, grite, chore, faça cocô ou até vomite, é hora de dormir, não tem jeito, e ela vai ter de voltar para a cama.

Se ele vomitar ou fizer cocô, troque a fralda, limpe tudo, dê banho, se necessário, mas sem conversar muito e sempre deixando claro que depois ela vai directo para a cama.

Alguns autores recomendam que se volte ao quarto periodicamente. Já outros pais acham que, voltando ao quarto, a situação só piora, e que é melhor deixar chorar por um tempo maior, até a criança adormecer.

Apesar de ser um método que dá muita dor no coração, ele pode funcionar em poucos dias. Há pessoas, porém, que não aguentam ver o filho chorando, ou que percebem que a criança está verdadeiramente apavorada, e preferem mudar de estratégia.


bem esse e o nosso cavalo de batalha.Ainda esta noite aconteceu. Desde as 2h da manha que não havia nada que o fizesse voltar a adormecer. So chorava e sei que queria era vir para a nossa cama. pela 1º vez em meses aceitou um biberão de leite, mas nao sei se era para estar fora da cama...é complicado gerir

terça-feira, 2 de novembro de 2010

25 meses!!!




Parabéns meu amor pelos 25 meses...2 ano e um mês! cada vez deixa mais de ser um bebezinho para ser um menino crescido, é o meu nini-homem. Tao parecido com o pai no jeito de ser...adoro-te