quinta-feira, 26 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gracinhas



Bem vamos lá falar de coisas boas: O Martim
Ele está numa fase muito engraçada, sabem como ele é preguiçoso então só agora é que está a fazer aquelas gracinhas que me derretem toda:

-Levanta-se sozinho da cama para desligar/ligar a luz (já colocamos o colchão no nível mais baixo). A cama dele está encostada a parede onde tem o interruptor, então estica-se todo até ficar de bicos de pé para chegar lá. Conclusão às 7 da manha todos os dias lá ouvimos: "tic, tic, tic, tic", em vez de chamar a mãe, liga e desliga as luzes...

-Ele tem daqueles puzzles em tapete. Passa a vida a desmontá-lo e eu a montá-lo mas até aí tudo bem...aquilo tem números e letras dentro dos quadrados, então não é que ele tem um fascínio pelo número 8? Basta montar o tapete e dizer assim: "Martim onde está o número 8?" e ele vai lá direitinho! Como gosto de testá-lo, mudei as posições sem ele se aperceber e fiz novamente a mesma pergunta. Ficou a olhar muito sério para o sítio onde costuma estar o 8, virou-se começou a procura e lá o encontrou...foi buscá-lo direitinho! Tão inteligente, esse meu filhote, claro q sai a mãe!

-Todas as vezes que lhe damos o telefone para as mãos, coloco-o ao ouvido e diz:"ah, ta!". Aí a esperteza dele acaba, porque basta ser um objecto que tem a forma do telefone que ele faz a mesma coisa...tipo meu chinelo


-Já se põe de pé sozinho mas não dá passinhos. Como fica muito tempo de pé, depois enerve-se porque cansa-se e tem medo de se mexer...o que ele adora é pôr-se de pé com a ajuda da mesa da musica...não sei se estão a ver o que é. Ao ver o DVD do Panda...ele adora aquilo e começa a dançar ao som da música e as vezes esqueça-se que está de pé e... pumba para baixo. Mas o que ele delira mesmo é no DVD quando são os meninos a falar, mais do que as músicas. Não sei se ele se lembra dos meninos dele da creche...


- Gatinha como gente grande;) e sabe que não pode sair da sala. Então devagarinho vai até a porta e começa a gatinhar com um speed pelo corredor fora para irmos atrás dele :)

- Sabe muito bem quando está a fazer asneiras e sabe muito bem fazê-las. Temos um castiçal redondo, pequeno, vermelho que tem uma vela no interior. Ele sabe que não pode mexer porque além de ser pesado para ele e pode magoar-se, tenho medo que ele coloca a vela a boca (é daquelas pequeninas). Ontem eu estava no quarto a arrumar e ele na sala a brincar. Quando deixei de o ouvir, intrigou-me tanto que fui ver o que se passava. Estava ele, sentado, com o castiçal no colo, e tirava e metia a vela no interior...nem se apercebeu que eu estava perto dele...quando me viu começou logo a chorar e a esconder o castiçal, nem precisei dizer nada, porque ele sabia que estava a fazer asneiras...e esta? heim? E só tem 13 meses....

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GripeA: vacinar ou não...




 Grávida de 34 semanas perdeu o bebé no sábado, escassos dias após ter sido vacinada contra a gripe A, factos que os familiares suspeitam estar ligados.

Ouvido pela Agência Lusa, o cunhado da mulher de 31 anos explicou que depois de na quarta-feira ter sido vacinada a grávida começou a queixar-se de dores no corpo e mal-estar geral, notando que o bebé ora se mexesse mais do que o normal ora não se mexesse.
"No sábado de manhã foi ao Centro de Saúde de Portalegre, onde a médica que a assistiu verificou que o batimento cardíaco do feto era baixo, mas existia, e aconselhou-a a ir para casa e a voltar no dia seguinte para ver como estava", explicou aquele familiar.


A grávida iria ao Hospital de Portalegre por volta do meio-dia, ficando então a saber que o coração do feto tinha parado.
"Não podemos dizer que tenha sido da vacina até porque anteriormente já tinha havido um episódio em que o batimento cardíaco do bebé estava muito acelerado. A realidade é que a partir daí (da vacinação) se desenvolveram uma série de reacções", acrescentou este familiar.
mãe do bebé tinha sido vacinada a 10 de Novembro contra o vírus H1N1, sendo pouco depois internada com suspeitas de que o bebé estaria morto, o que veio a verificar-se este domingo, dia 15.

Fonte do Ministério da Saúde indicou que "a autópsia será feita no hospital Egas Moniz o mais rapidamente possível.

"Os resultados levam alguns dias após a realização da autópsia", pelo que "não deverão chegar antes do meio da semana", acrescentou a mesma fonte.

Apesar de não estabelecer relação entre a vacinação e a morte do bebé, a direcção do hospital ordenou a abertura de um inquérito.
A direcção do hospital sublinhou ainda que a ocorrência de nados-mortos sem causa prévia em Portugal tem a média de um caso por dia.

in, Noticas rtp.pt

Bem, isso dá o que pensar...pessoalmente ainda não formei nenhuma opinião. Dar ou não dar?


Pelo que já li, e pelo menos no nosso país, as vítimas mortais, foram sempre pessoas do chamado grupo de risco e que já tinham algum problema associado: asma, obesidade mórbida, etc...

Agora passar à prática e vacinar o meu bebezão? Ainda não sei e tenho muitas dúvidas. Claro que se ele fosse uma criança já com problemas de saúde, não pensaria duas vezes mas nestes 13 meses nunca adoeceu.

Será que não estamos a exagerar isso tudo? Ou pelo contrário estamos a levar de ânimo leve uma situação grave de pandemia? Não sei...

E vocês? Qual é a vossa opinião? Vão vacinar?



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

privatizar ou nao...




Pois bem...acho que é o tema da semana.
Hoje quando visitei os meus cantinhos favoritos fartei-me de ver que uns iam privatizar, outros iam acabar com o blog... e comecei a pensar: "porque é que foi que comecei a escrever?"



E a resposta foi lógica: bebezão!!!


Quando iniciei o blog foi sobretudo para poder daqui uns anos o mostrar ao Martim e, até, para mim...para me lembrar daqueles pequenos momentos que queremos que fique registado. Aquelas angústias que nos assolam e nos fazem ver que não estamos sozinhos ou até partilhar aquelas alegrias e vitórias dos nossos mais do que tudo.
Um blog para mim só faz sentido como um diário, em que registarmos tudo, sem medos e sem complexos. Com a vantagem de conhecermos pessoas que enfrentam o mesmo do que nós e quiçá coisas piores do que as nossas e sabe bem um abraço amigo, um "olá" ou até um "como estás?"

Claro que tenho sempre um fundo de receio, hoje em dia ouve-se cada coisa... mas também quando saímos a rua corremos riscos. Medo tenho é das pessoas que se cruzam connosco.
Daí compreender quando as pessoas dizem que vão privatizar para terem um maior controlo sobre as visitas...mas por outro lado também enviamos convites a pessoas que nem sequer conhecemos. Vai dar tudo o mesmo.
Agora o que não entendo são aquelas pessoas que passado uns tempos decidem terminar o blog...para mim não faz sentido. Porque se o blog existe é mesmo para partilha, sei que são opções mas acho tão estranho.

E voces o que é que pensam disso??

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

nao pára




nao pára um segundo...

Está numa fase tao engraçada, quer ver tudo, mexer em tudo, corre tudo de gatas e esgota os papás mas é sempre tao bom. Já nasceu o 8º dente, ou seja, o 4º de baixo. nao teve febre mas baba-se todo.
Esta foto foi tirada na loja da Chicco, onde ele estava tao espantado com as cores, as luzes, os movimentos...

cada vez mais fofinho esse meu bebezao

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

13 meses





O meu Nonozinho fez 13 meses há dois dias...

E como já se vê as diferenças do meu homenzinho em ponto pequeno.
O único senão é que ele tem estado mais doentito, nada de grave so um pouco de febre e muita rabugice ;) mas também sente a falta da mamã...esta semana tenho o horário do turno de tarde entao so chego a casa por volta da meia-noite, só nos vimos um bocadinho de manhã.
Custa bastante nao o ver, nao lhe dar o banhinho, nao lhe dar a sopinha e o aconchegar... na 1º noite, acordou mal pus os pés em casa e quando me viu começou logo a chorar, so acalmou depois de lhe dar um valente colinho, miminho e leitinho, as 3h da manha...
Esta noite, não acordou mas hoje de manhã nao me largava...so falta mais 2 dias, vai passar logo.

O ponto alto da semana é que tenho folga ao fim-de-semana e no domingo faço anos, ou seja , vamos aproveitar muito bem para estarmos juntinhos!!!
Posted by Picasa