quinta-feira, 28 de maio de 2009

dentiçao de leite

A dentição passo-a-passo

*Entre os 6 e os 8 meses:2 incisivos inferiores centrais



*Por volta dos 8 meses:2 incisivos superiores centrais



*Entre os 8 e os 12 meses: 2 incisivos superiores laterais


*Entre os 10 e os 12 meses:Dois incisivos inferiores laterais


*Entre os 14 e os 20 meses:Quatro primeiros pré-molares



*Entre os 18 e os 24 meses:Quatro caninos

*Entre os 2 e os 3 anos:Quatro segundos pré-molares

Claro que nem todos seguem esse calendário, mas sem alarmismo...

Primeiros dentes
O seu filho irá adquirir cerca de 20 dentes de leite entre os cinco meses e os três anos de idade. Os primeiros dentes costumam aparecer por volta dos seis meses. Este é um marco importante para a família inteira, mas também um período doloroso para o seu bebé. O mais provável é que ele fique muito irritável durante o rompimento dos dentes. O seu bebé vai babar-se muito e morder os pequenos punhos e as gengivas vão inchar. Lágrimas frequentes, falta de apetite e o rabinho assado anunciarão a chegada dos primeiros dentes. Para os pais mais afortunados, o rompimento dos dentes pode ser um acontecimento discreto, que não causa qualquer dor ao bebé. Mas, independentemente do que aconteça, ver o seu bebé com o primeiro dente vai ser um momento emotivo para a mamã e para o papá!

Acalmar o seu bebé
A chegada dos primeiros dentes de um filho é, frequentemente, um verdadeiro desafio para os pais. Vendo o filho a sofrer, a mamã e o papá acabam, obrigatoriamente, por entrar em pânico. Nem mesmo embalar o bebé parece conseguir diminuir o mal-estar.

Com efeito, não existe uma solução verdadeira para tornar o rompimento dos dentes menos doloroso.

Mas as dicas de seguida apresentadas poderão acalmar o seu filho e dar-lhe a sensação de que está a fazer algo para ajudar o seu filho a passar por esta fase difícil.

Uma roca especial e um anel de dentição refrigerado são fundamentais para o seu bebé mastigar e acalmar a dor sem magoar as gengivas. Como a sucção produz um efeito calmante, o polegar ou uma chucha poderão, também, trazer-lhe algum conforto.

A homeopatia e as ervas medicinais podem também fornecer soluções para ajudar a aliviar o sofrimento do seu filho. Aconselhe-se junto do seu médico.

Fonte: Nestle bebe

Quanto a nós por enquanto estamos a seguir o calendário...o Martim teve os seus dois dentinhos com 7 meses mas a verdade é que é como tudo varia de bebé para bebé

sexta-feira, 22 de maio de 2009

o Adeus a chupeta


Encontrei esse texto sobre o adeus a chupeta:

"Existem posturas divergentes em relação à idade em que se deve retirar a chupeta. Enquanto uns defendem que não se deve prolongar o seu uso além dos 8 meses, para evitar, entre outras coisas, infecções, outros defendem que não é preocupante até aos 18 meses. A Dra. Ruesgas aconselha tirá-la antes dos 10 meses, porque “se os dentes já romperam, e se mantém a chupeta, começarão a produzir-se mudanças”. Debates aparte, no que coincidem a maior parte dos especialistas é que nunca se deve retirar depois dos 2 anos.


Desde o ponto de vista psicológico implica a ultrapassagem de uma etapa do seu desenvolvimento e fisiologicamente evita problemas bucodentais e de aprendizagem da fala. Se acha que já chegou a hora de dizer adeus à chupeta, encha-se de paciência. Talvez não o consiga imediatamente, cada criança evolui de uma forma diferente, mas paulatinamente acabará por se esquecer dela.

Conselhos e truques


-Ofereça-lhe um brinquedo para chupar, assim esquecerá a chupeta e não a substituirá pelo dedo.


-Mude-lhe a chupeta por copos para sorver. Fomentará o desenvolvimento da coordenação entre a vista e as mãos.


-Diga-lhe que já é mais velho e que apenas as crianças pequenas usam chupeta.


-Se ele tem o hábito de dormir com a chupeta, tire-a progressivamente para que perca o costume de a ter sempre na boca.


-Dosifique os momentos que passa com a chupeta, dê-lha, por exemplo, apenas para dormir ou quando esteja realmente desconsolado.


-Faça um pequeno buraco ou cosa com um par de pontos a tetina. Ele não gostará da sensação áspera ao chupar e deixará de a usar.


-Retire-a da sua vista quando não a esteja a usar, para que não se lembre dela.


-De qualquer forma, quase de certeza que a criança deixará a chupeta por si própria à medida que vá crescendo. Se começa a ir à creche, é possível que o consiga antes e saberá que para a escola não a deixam levar.


FONTE: www.todopapas.com
"

bem, se o Martim sair à prima só aos 2 anos é q deixa a chupeta de dia e aos 4 anos de noite!!! mas mesmo assim 8 meses é muito cedo, acho q se lhe tirasse daqui 15 dias ele ficaria tão infeliz, ele q gosta tanto da sua chupetinha!
Confesso q no inicio não era muito fã da chupeta mas acabei por me render...

O Martim continua bem e feliz, não bate palminhas, não gatinha, senta-se mais ou menos mas muito tremido, farta-se de falar mas ninguém entende!!!...continua aquele bebé tranquilo, que come muito bem e dorme a noite toda. Mesmo com os dois dentinhos não lhe tem dado muitas dores, só um bocado de diarreia

terça-feira, 5 de maio de 2009

dia da mae



No domingo foi dia da mãe...o nosso 1º.
Apesar do dia que era estava a trabalhar...é o problema de trabalhar por turnos e folgas rotativas mas o q vale é que saía as 16H (abençoado horário de amamentação). Como já não podíamos ir muito longe, fomos comer um gelado e aproveitar para namorar a três :D

O Martim deu-me essa prenda:


e vinha embrulhado nesse papel:


Não se consegue ler muito bem o bilhete porque a tinta é muito brilhante mas diz assim:"Um beijo para a melhor Mãe do mundo! Martim, 03.05.09"

Claro que fiquei toda babosa... e ainda por cima deu-me outra prenda: UM DENTE!!!!! também tenho um ratinho!!!! alias são 2 dentes mas um só se vê, ainda não furou, o outro já se sente...

Fiquei tão contente...andava ansiosa a espera do dentinho!!!

sábado, 2 de maio de 2009

7 meses


O tempo passa sempre a correr e num piscar de olhos já estamos nos 7 meses...e com 7 meses o Martim é assim:

-Passa os objectos de uma mão para a outra;
-Já se senta sem apoio durante uns bocadinhos, mas se se desequilibra cai e não se consegue levantar;
-Continua a adorar dormir e dorme a noite toda desde as 20h até as 7h00, sem interrupção;
-Detesta e não aceita o biberão mas adora a maminha da mãe;
-Vai para o colo de todos e não estranha minguem;
-Continua a comer muito bem, adora a sopa, a papa e os iogurtes mas continua a fazer cara fraca à fruta.Então a maça detesta, só a banana é que vai bem
-Ainda não percebeu muito bem como se come as bolachas mas aos poucos vai la;
-já começa a estender os braços para nós e qd nos vê começa logo a bater das pernas e dos braços.
-Passa a vida a rir e a sorrir para toda a gente e a falar sozinho;
-Quando não lhe damos atenção dá gritos estridentes e outros mais ou menos estranhos;
-cada vez mais se entertem mais sozinho e se pudesse fica horas a olhar para os quadros, as etiquetas das roupas,as luzes...
-Continua a adorar a chupeta e consegue tirar e pó-la sozinha na boca;
-tenta dar beijinhos mas apenas consegue chupar no lábio inferior;
-Responde e reage ao nome dele;
-tenta colocar tudo no boca para coçar nas gengivas e baba-se muito. Ainda não há nenhum dentes apesar das gengivas estarem bastantes grossas;

e a nossa historia de amor continua, cada vez maior, cada vez mais forte, incondicional...

Amo-te filho, parabéns por mais um mês!