sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Consulta dos 4 meses


Ontem foi a consulta dos 4 meses com o novo pediatra e gostei bastante. Foi com o Dr Jose Carlos Peixoto
Ele fartou-se de elogiar o Martim, a dizer que era um bebé mt bonito ,elogiou também o facto de continuarmos com a maminha que muits maes nao conseguem até tanto tempo e para continuar até quermos/podermos,segundo as palavras dele é "um seguro de vida que demos ao nosso filho"e pelas nossas rotinas de sono a noite
Tambem esteve a aconselhar sobre a pega, e a composiçao do leite (no inicio aguado e depois o tal das calorias), nada que nao soubesse mas fiquei contente por ele ser esclarecido sobre esse assunto e apoiar a amamentaçao.
Ele também insistiu bastante para nós falarmos muito com ele pois ele disse que o Martim está a desenvolver a linguagem...
eu já reparei q há 2 semanas, ele farta-se de falar e quando ninguém lhe responde ele "ralha" muito, assim como quando nós estamos a falar com alguém ele presta muita atenção e tenta interagir com as pessoas.
Também realçou muito o facto de falarmos correctamente e não em "bébéês". Receitou as vacinas para terça-feira... já sei q ele nao vai gostar muito :) sao as do 4º mes + a Prevenar+ a Rotateq, lá vao mais 130€ mas tem de ser!
A parte menos boa é o peso então com 4 meses (quase) só pesa 5950kg , mede 62,5cm e 40 de pc, neste mes ele só engordou 300gr, cerca de 10 g/dia, é mt pouquinho... está no p25 de peso e p50 de comprimento
o pedi perguntou se ele ficava com fome após as mamadas e eu disse q não!, ele faz uma cara tão satisfeita e nem chora!
Ele tb disse para eu não me preocupar muito porque ele estava com um desenvolvimento perfeito e que podia ser da sua própria constituição. tb perguntei-lhe se não seria por dormir muito e ele disse q se ele acordava bem disposto e feliz, é q não era disso...só se ele acordasse aborrecido e a chorar mt é q podia estar a ter um problema. E q certas crianças precisavam mesmo de dormir muito.
Tb aconselhou a começar com a diversificação alimentar... o esquema dele é assim:
  • Começar com um caldo de batata, cenoura e cebola (com um fio de azeite em cru e sem sal) durante 3 dias, ao almoço. Se gostar e não fizer alergia pode-se acrescentar um legume. Só se deve acrescentar outro legume ao fim de outros 3 dias, para ver se não faz alergia. Pode-se pôr qualquer legume, excepto feijão, ervilha e fava.

  • Depois de experimentar todos os legumes (cenoura, abóbora, cebola, alface, feijão verde, alho francês, curgete, beringela, couve branca, etc.), por volta dos 5 meses, introduz-se a carne ralada na sopa (frango, peru, coelho, borrego, vitela) e aos pouco ir deixando a carne maiorzita até chegar aos 20g

  • Depois de experimentar todas as variedades de sopa introduz-se a fruta, uma de cada vez, como os legumes, para ver se faz alergia (pêra, maçã, banana).

  • Quando já comer sopa com carne + fruta ao almoço introduz-se a papa ao lanche. Papa lactea sem glúten .
Também insistiu muito em não obrigar a comer a sopa, disse q se ele não a aceitasse para não o forçar e dar mama.
Mas no dia seguinte (há mesma hora), voltar com a mesma sopa, disse para não modificá-la. Até ele a aceitar...que os pacientes dele onde de ser crianças que comam o que a mae poe no prato, sem substituiçoes, sem brincadeiras...
mas frisou muito o facto de não forçar, pois disse q pode levar a um bloqueio da criança e acabar por rejeitar a sopa de vez. Disse para tb explicar isso na creche, q era mt importante.
Tb não dá mt importância as papas, diz q 1º ele tem de aceitar e assimilar bem as sopas, mais tarde as frutas, e só depois no lanche as papas. Pois para ele o mais importante é a sopa, e q as papas só serve para "engorda". Por acaso eu também penso assim, nunca fui muito amiga das papas e prefiro até que ele dê preferencias as sopas e frutas e mais tarde iogurtes do que as papas
Ainda nao sei se hei-de introduzir já os solidos, ele disse q ficava ao meu criteiro, uma vez q podia dar mama até aos 6 meses em exclusivo mas o peso preocupa-me um pouco...
ando mesmo indecisa se hei-de começar ou nao com os sólidos...o que acham?!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pat e Leo



Minha amiga,

As vezes as palavras são demais…e o que queremos dizer fica-nos presos na garganta.
A vida acabou por te pregar uma grande surpresa mas és uma grande mulher e uma lutadora, afinal estamos a falar da nossa patrícia, aquela que nunca baixou os braço e sempre foi à luta, incentivando-nos a fazer mais e melhor
És uma mãe cheia de garra e tenho orgulho em ser a tua amiga. E sim, vamos estar aqui todos os dias para te apoiar, acompanhar, ajudar em tudo que precisares.
Obrigado por me tornares uma mulher, uma amiga e uma MAE melhor

Adoro-te

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Saga dos Pediatras


Amanha é dia de pediatra. É a consulta dos 4 meses, apesar de ainda faltar 5 dias para os 4 meses.
Apesar de nunca ter tido nenhum problema de saúde (graças a deus) andamos as voltas por causa do pediatra! 1º O Martim era seguido pela pediatra do Centro de Saúde, e sempre correu muito bem.
A médica era 5 estrelas, alem de excelente profissional era muito carinhosa com o meu bebezão mas infelizmente desde o inicio do ano deixou de dar consultas no CS. Pois é, é fantástico! o nosso SNS andou a cortar no pessoal…
Se quisesse que o Martim continuasse a ser seguido lá, só com o medico de família! Claro q assim não queria.
Conclusão amanha temos consulta com o novo pediatra, é o Dr. José Carlos Peixoto. Dá consultas aqui http://cpjcoimbra.com/
Já estive a fazer umas pesquisas e gostei do q ouvi. Agora vamos lá ver como corre a consulta amanha!

Ainda estou indecisa quanto a diversificação alimentar. Por um lado gostaria de continuar com a maminha até aos 6 meses, tal como aconselha a OMS. Mas por outro lado ele parece já ter tanta curiosidade para a nossa comida
Ainda ontem, estava a comer um iogurte e o pobrezinho não largava os olhos da colher, abria a boca e lambia os lábios mas eu acho que ainda não precebe que é comida. Ele já conhece a colher por causa das vitaminas
De qualquer das formas vou aguardar pela consulta, ver o peso e a opinião do pedi. Se ele achar q está mais do que na hora da comidinha lá vamos nós!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dia da independencia- Parte II

Pois é! Ontem à noite foi a tal noite q o bebezão tinha de dormir no quarto dele pela 1ª vez! E querem saber como passou a noite? MUITO BEM·Dei a mamar por volta das 23h30 no nosso quarto, depois mais o papá fomos para o quarto dele para o deitar...Confesso que me deu um apertozinho no coração, deixar o meu bebezão sozinho, fiz um esforço tão grande para sorrir para ele (para ele não se aperceber que a mamã estava triste! ), demos mais um beijinho e dizemos: "os papás vão dormir, até amanha Martim, dorme bem" e muitos beijinhos(mãe desnaturada!)Ainda falou um bocadinho, mas depois adormeceu até as 09h30 de hoje! Esse meu filho é tão dorminhoco... apesar de se ter portado bem, eu estava sempre a ir espreitar à porta mas é um valente e não teve medo! Eu é q ainda tive de o ir acordar de manha porque ele ainda estava a dormir...e tão bem que parecia um anjinho!

Eu bem disse que dormir no quarto dele ia lhe fazer bem! Apesar de nunca ter sido um bebé difícil de adormecer e desde os 2 meses ter começado a dormir a noite toda, sempre achei que dormir no nosso quarto não lhe iria trazer tantos benefícios como o quartinho dele!
Acordava sempre todas as vezes que nos virávamos ou que tossíamos, ect… agora já tem o seu próprio cantinho…
Confesso que para mim foi o mais difícil! E não é só o facto de ter de me levantar de noite…mas quando olho de lado e não vejo o berço, dá-me ainda um aperto no coração de mae-galinha.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Duvidas da amamentação

O meu leite é suficiente?
Na maior parte dos casos, sim. No entanto, para que a mãe não sinta que está a produzir pouco leite, é fundamental começar a dar de mamar o mais cedo possível, de preferência na sala de partos. Quanto mais der de mamar, mais leite vai ter.

E se o meu leite for fraco?
Não existe leite fraco!

Quando dar de mamar?
Normalmente, o intervalo entre cada mamada é de 3 ou 4 horas. Contudo, o ideal é o bebé poder mamar quando quiser. Não há dois bebés iguais, por isso não se admire se o seu tiver um padrão alimentar completamente diferente do bebé da sua prima. Certifique-se apenas que lhe deu de mamar pelo menos oito vezes em cada 24 horas.

As mamadas devem durar quanto tempo?
Não deve haver tempo definidos. Importante é que, uma vez que a composição do leite se vai alterando ao longo da mamada, o bebé consiga esvaziar pelo menos uma mama em cada refeição. O leite do início da mamada é mais aguado e contém a maior parte das proteínas e dos açúcares. O leite do fim é mais rico em calorias, gorduras e vitaminas lipossolúveis. O bebé é que sabe quando fica satisfeito e para isso é importante que tenha ingerido leite suficiente do final da mamada.

E a mamada seguinte?Deve começar por oferecer ao bebé a mama que ficou mais cheia, ou seja aquela que antes ofereceu em segundo lugar e na qual o bebé mamou menos tempo.Dar de mamar sem stressDesligue os telefones e não abra a porta. Pode dar de mamar sentada, numa cadeira de braços confortável, ou então deitada na cama. Se gosta de música, ponha um disco e, a partir daí, pense só em si e no bebé.

Dar de mamar pode deixar de ser um prazer se provocar dores e sofrimento, o que acontece se aparecerem gretas, um encaroçamento ou mesmo uma mastite. Por isso, é necessário conseguir que o peito se mantenha em condições. O mais importante é estar atenta à forma como o bebé «pega» na mama, pois disso depende todo o sucesso da amamentação: Segure no peito com o polegar por cima e os restantes dedos por baixo. Toque com o mamilo no lábio superior do bebé. Quando a boca do bebé estiver bem aberta, coloque todo o mamilo (incluindo a aréola) dentro da boca (deve ficar a ver-se mais aréola acima do lábio superior do que em baixo). Se o mamilo estiver a doer-lhe, repita todo o processo, para que o bebé pegue bem na mama. Para fazer o bebé largar o peito não puxe bruscamente: coloque um dedo entre a boca do bebé e o mamilo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Antes de ser mae

Antes de ser mãe

"Antes de ser mãe, eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas, tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe, eu dormia o quanto eu queria,
Nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes
Antes de ser mãe, eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos e nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe, eu não me preocupava:Se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas então,eram coisas em que eu não pensava.
Antes de ser mãe, ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,
Nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe, eu tinha controle sobre a minha mente,
Meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos, e dormia a noite toda.
Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando, para que médicos pudessem fazer testesou aplicar injecções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha.
Nem fiquei sentada horas e horas olhando um bebé dormindo.
Antes de ser mãe, eu nunca segurei uma criança, só por não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar, quando não pude estancar uma dor.
Nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina, pudesse mudar tanto a minha vida e que pudesse amar alguém tanto assim.
E não sabia que eu adoraria ser mãe.
Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação, de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Não conhecia a felicidade de alimentar um bebé faminto.
Não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
E não imaginava que algo tão pequenino, pudesse fazer-me sentir tão importante.
Antes de ser mãe, eu nunca me levantei a noite toda, cada 10 minutos, para me certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus,
Por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo.
Obrigada meu Deus, por permitir-me ser Mãe!"

Autoria: Silvia Schmidt

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A nossa familia


Pyzam Family Sticker Toy

Get your own Family Sticker Maker & MySpace Layouts.




Dia da independência- Parte I











Pois é, o começo da independência foi ontem!
Até agora o meu bebezão sempre dormiu na cama dele de grades mas dentro da alcofa! Mas desde ontem q já deixou a alcofa e dorme directamente na sua camita! Como um grande! A 1 ª noite até que correu bem, estava com medo que não dormisse mas não! Só lhe custou um bocadito a adormecer, normalmente deita-se e é tipo pedra dorme logo… nesse dia ainda esteve a “ralhar” uns 5 minutos como quem não percebesse o que nós lhe tínhamos feito mas depois adormeceu até de manha!
Isso tudo porque o Martim ainda dorme no quarto dos pais, pois é! Mas na segunda-feira vai passar para o quartinho dele!
Por mais que se torne difícil para nós, é a melhor opção para ele… assim dorme melhor.
Desde os 2 meses que já dorme a noite inteira mas acorda sempre quando nos levantamos ou viramos, assim fica com o sono mais completo, alem de não apanhar as nossas doenças… pois mais uma vez estou constipada :D

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bébé balança


23 de setembro a 22 de Outubro

Encantador, racional, diplomata, justo, indeciso

O bebé Balança já nasce «bem-educado», diz quem o conhece de perto. Fica-se extasiado com as suas boas maneiras, o seu eterno sorriso a iluminar o berço, o quarto inteiro e toda a casa. Não há quem resista ao seu encanto e simpatia, aos seus modos doces, aos seus olhos confiantes. Dito isto, não é difícil perceber que as crianças nascidas em Balança agradem, sem esforço, a toda a gente, o que aliás é um dos seus objectivos principais, se bem que inconsciente. Em traços largos, e se não houver grandes dissonâncias no seu mapa astral, é justamente o que define a essência de Balança: fazer-se amar por quantos o conhecem, já que adora ser popular e ter «milhares» de amigos. Como qualquer signo de Ar que se preze, os Balanças não têm, à partida, dificuldades em aprender, são racionais e mexem-se à vontade no mundo da lógica. Gostam que lhes expliquem o «porquê» das coisas. Dir-se-ia que possuem um talento natural para lidar com as dificuldades e a hostilidade do mundo, sem perderem a serenidade e o espírito lógico. Têm a espantosa capacidade de considerar os problemas em todas as suas vertentes, observá-los de vários ângulos e perspectivas e começam a fazê-lo desde cedo. São diplomatas e excelentes estrategas. Um sentido inato de justiça acompanha-os pela vida fora, até à idade adulta. Não suportam injustiças e procuram que todos beneficiem de um tratamento justo, uma coisa tão essencial como respirar. Aliás, a ideia de «respirar» é cem por cento Balança. De natureza «aérea», precisam de ar puro como de pão para a boca. Alimentam-se do «ar» que respiram fora de casa, de preferência em grandes espaços abertos, no bosque ou nas montanhas. Se tiverem vários planetas em signos de Água na sua carta astral, os passeios à beira-mar serão benéficos e estimulantes para o seu bem-estar e para a sua imaginação. A dualidade é outro dos traços marcantes no seu carácter. Como gostam de ser aceites e têm a preocupação em contentar tudo e todos, procuram considerar todos os aspectos de uma questão de forma a não prejudicar ninguém. Esta característica leva-os, por vezes, a serem evasivos, a não gostarem de se comprometer e a hesitarem permanentemente entre duas posições a tomar. Têm, repetimos, um grande sentido estético. Gostam de se ver rodeados de objectos bonitos e sentem-se felizes num ambiente tranquilo e harmonioso, em que estejam perfeitamente à vontade para demonstrar os sentimentos de afecto que guardam no coração.

Nada mais importante para o pequeno Balança do que a amizade. E, justamente, porque é crédulo e bem intencionado, é fundamental ajudá-lo a escolher os amigos cuidadosamente. Corre o risco de se desiludir porque se entrega aos outros de alma e coração e porque acredita nos grandes princípios e nas boas intenções alheias. Faça-o compreender, de uma forma tão branda e suave quanto possível, que no mundo não existe só o bem, que todos temos um lado mais escuro e até agressivo e que ambos fazem parte de nós. Leve ainda em conta o facto de as crianças Balança serem bastante influenciáveis, não deixando que sacrifiquem os seus princípios para agradar a gregos e troianos.


Ao disciplinar o seu filho Balança, faça-o de uma forma serena, lógica e racional. Ele compreenderá facilmente as regras se lhe forem ensinadas com tacto e justiça, apelando ao seu bom senso e capacidade de discernimento, qualidades que naturalmente possui. Peça-lhe a sua cooperação na resolução de qualquer problema que possa surgir, converse com ele, leve em conta a sua opinião e ceda aos seus pedidos, sempre que possível. Suporta mal que o tratem com agressividade.


Como todos os signos de Ar, as crianças Balança precisam de respirar. Suportam mal viverem fechadas dentro de casa. Sempre que possa, faça grandes passeios pelo campo com o seu filho ou filha Balança, acompanhe-o em desportos suaves ao ar livre, piqueniques debaixo das árvores e longos dias na praia. No Inverno, não deixe que o frio o impeça de sair de casa. Um fim-de-semana inteiro passado entre quatro paredes entristece-o e torna-o melancólico.


Se há coisa que uma criança Balança não suporta é que a obriguem a tomar decisões sob pressão e a fazer seja o que for numa correria. Não a apresse sob nenhum pretexto., mesmo que esteja atrasada para chegar à escola, mesmo que o jantar arrefeça na mesa. Se é do tipo nervoso, e muitas vezes é o caso, um pequeno Balança precisa de tempo para encontrar o seu próprio equilíbrio e de um ritmo que lhe permita encontrar a solução ideal para um determinado problema.

Leites de crescimento- pela DECO

"Leites de Crescimento - A verdade "Leite de crescimento é dispensável e caro, segundo DECO leite enriquecido para crianças é «dispensável» para o bom crescimento dos mais pequenos, alertou hoje a DECO, ressalvando que aquele produto pode beneficiar apenas os que têm falta de apetite, mas sempre por indicação do médico.A edição de Fevereiro/Março da revista Teste Saúde, da associação para a defesa dos direitos dos consumidores DECO, publica as conclusões de uma análise a nove tipos daquele leite, de um aos três anos e a partir dos três anos.Do leite recomendado até aos três anos, a DECO examinou amostras - compradas em Março do ano passado - das marcas Continente, Nestlé (crescimento 1+, com e sem cereais) Parmalat, President e Mimosa.Para crianças a partir dos três anos analisou os leites de crescimento da Mimosa, Continente e Nestlé, sendo todas as amostras comparadas com leite de vaca meio gordo.«Os fabricantes usam o argumento de que estas bebidas são enriquecidas com vitaminas e minerais. A maioria é rica nestes nutrientes, o que pode ser interessante para crianças com falta de apetite. Mas, se a criança tiver uma alimentação equilibrada, estes produtos são dispensáveis», lê-se na revista.Uma alimentação variada e equilibrada - rica em fruta, vegetais, cereais, ovos e peixe gordo - é suficiente para satisfazer as necessidades dos mais pequenos, acrescentam os especialistas da DECO.Dizer que os leites enriquecidos são essenciais para o crescimento, como se pode ler em alguns rótulos dos leites enriquecidos, constitui apenas uma operação de marketing, «que se pode pagar bem cara».Enquanto um litro de leite de vaca meio-gordo custa entre 60 e 76 cêntimos, os leitos ditos de crescimento podem custar duas a três vezes mais.«Por isso, decidimos não atribuir o nosso título de escolha acertada», refere a DECO na revista, tendo sido atribuído àqueles nove tipos de leite enriquecido apreciações globais que oscilaram entre as classificações Bom e Médio.Da análise das amostras, os especialistas da DECO concluíram que se trata de leite de vaca aos quais alguns fabricantes adicionam açúcar, aroma a baunilha ou cereais, nalguns casos, ou de leite enriquecido com vitaminas, minerais e/ou ácidos gordos essenciais, noutros casos.No caso do leite para crianças até aos três anos, a maioria das amostras revelou ter mais calorias do que o leite de vaca meio-gordo, sendo os mais calóricos os das marcas Nestlé e o Mimosa Crescimento 1 a 3 anos.«São também estes produtos que contêm sacarose adicionada (açúcar), ao contrário do leite de vaca que apenas contém lactose. Adoçar o leite com açúcar ou cereais aumenta a ingestão de hidratos de carbono e de calorias», lê-se na revista.Os especialistas da DECO lembram que outra desvantagem, de adoçar o leite, é habituar os mais pequenos ao sabor doce, dificultando a adaptação ao sabor natural dos alimentos, e criando um mau hábito que pode contribuir mais tarde para a obesidade e para as cáries dentárias. "

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Domingo


Ontem foi dia de visitas!
Os avos paternos do Martim vieram vê-lo e trouxeram a prima Marisa.
Foi uma festa!
Já não nos víamos desde o Natal e ficaram surpreendidos com o crescimento do meu bebezão, pois agora ele está a modificar-se dia para dia :D

Pois é, agora o menino Martim exige companhia! Já não fica especado a olhar para nos, muito admirado com as nossas parvoíces para lhe chamar a atenção Agora fala e responde, e se não lhe prestamos a devida atenção começa assim.
“Eh, eh” até respondermos e começa as gargalhadas é tão querido!
Ontem parecia q pressentia q era um dia diferente, acordou as 10h da manha e não voltou a dormir…queria ver tudo, é tão cusca esse meu filho!

Claro q as 15h já estava mais do q cansado, mamou e caminha até as 18h30.
Mas foi um dia e tanto!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A minha foto favorita


Martim e papá




Gastroenterite

Reconnaître la gastro-entérite
A l'origine de la gastro-entérite, ont trouve dans la majorité des cas un virus très contagieux, le rotavirus. Mais d'autres virus peuvent être en cause, et parfois même des bactéries. En général, l'infection se caractérise par des diarrhées fréquentes, parfois accompagnées de vomissements et de fièvre, pendant 3 à 8 jours. Elles peuvent être plus ou moins sévères selon les cas. Le principal risque est la déshydratation chez les tout-petits, qui sont très sensibles aux pertes hydriques.
La réhydratation indispensable.
Si votre enfant est concerné par la gastro-entérite, il faut réagir. Il est indispensable de consulter son médecin, surtout avant 2 ans, pour définir le meilleur moyen de réhydrater bébé. Cela passe généralement par une Solution de réhydratation orale (SRO) vendue en pharmacie. Celle-ci est directement formulée à cet effet. Elle contient les bonnes proportions en eau, en sel et en sucre. Elles peuvent être obtenues sans ordonnance directement auprès du pharmacien, et sont remboursée si elles sont prescrites. A noter : la SRO ne s'attaque pas au virus de la gastro-entérite, elle ne traite que le symptôme : la diarrhée. Il est donc normal que cela ne guérisse pas bébé aussitôt !Attention à ne pas donner de sodas au cola et autres boissons sucrées comme on l'entend parfois. Non seulement ce ne sera d'aucune utilité mais cela peut avoir des conséquences néfastes pour bébé. Seule la SRO doit permettre de traiter la déshydratation.
La solution de SRO en pratique
La SRO qui vous est délivrée se présente sous forme de sachet de poudre à verser dans 200 ml d'eau (toutes les marques ont la même dilution). Attention à bien choisir une eau à faible teneur en minéraux (eau autorisée pour biberons) pour la dilution. N'ajoutez rien dans le mélange, ni sel, ni sucre ni autre produit.A savoir : une solution de SRO déjà mélangée peut se conserver au maximum 24 h au réfrigérateur.Ensuite, il s'agit de faire boire à l'enfant cette SRO. Il faut la présenter plusieurs fois par heure au bébé. Il peut en boire autant qu'il veut, il ne faut pas limiter la quantité de SRO que prend le bébé. Si en revanche, il ne boit pas, c'est qu'il n'a pas très soif et qu'il n'est peut-être pas si déshydraté. Re-proposez lui une heure plus tard la solution.Si l'enfant à tendance à vomir, essayez de lui donner par petites gorgées, en espaçant de 5 à 10 minutes les prises. Si la solution est fraîche, elle est mieux tolérée. En dehors de la SRO qui doit remplacer toutes les boissons, l'alimentation de bébé doit être habituelle (tétée, biberons de lait ou repas en fonction de l'âge). En effet, il est essentiel que le bébé recouvre des forces pour lutter contre la gastro-entérite.Si votre enfant est un peu plus grand et a déjà une alimentation diversifiée, vous pouvez privilégier le riz, les carottes, la volaille, les pommes de terre, les pommes ou les bananes pour lutter contre les diarrhées.
Si malgré vos efforts, votre enfant ne boit toujours pas, que son état de santé ne s'améliore pas visiblement, qu'il continue à vomir, qu'il respire rapidement, qu'il somnole ou qu'il perd du poids... consultez en urgence un médecin.Si la diarrhée persiste au-delà de 5 jours, consultez également votre médecin : il peut s'agir d'une intolérance au lactose, et il vous proposera alors d'essayer un lait qui n'en contient pas.A noter enfin, il est aussi possible de prévenir la gastro-entérite du nourrisson. Deux vaccins existent : Rotateq et Rotarix. Délivrés par voie orale, ils sont recommandés en routine dans de nombreux pays mais ne sont pas inscrits dans le calendrier vaccinal en France.

Source : Conférence de presse Réseau d'éducation Active de la gastro-entérite Infantile à Rotavirus (réagir)/Sanofi Pasteur MSD, décembre 2008

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Porquê amamentar?

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.
O aleitamento materno protege as crianças de:
Otites
Alergias
Vómitos
Diarreia
Pneumonias
Bronquiolites
Meningites

Outras vantagens do leite materno para o bebé:
Melhora o desenvolvimento mental do bebé;
É mais facilmente digerido;
Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;
O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para a mãe:
A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;
A amamentação protege do cancro do ovário;
A amamentação protege da osteoporose;
A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;
Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar biberões. Não é necessário levantar-se de noite para preparar o biberão.

Amamentar também é vantajoso para a família:
A amamentação é mais económica para a família. Basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó, pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança, e somar ainda o dinheiro gasto em biberões e tetinas.

O leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebé:
Os leites artificiais usados habitualmente, são feitos a partir de leite de vaca. Por essa razão, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca.
As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.
As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno.
As crianças alimentadas com leite artificial têm maior risco de desenvolver linfomas.
As crianças que são alimentadas com leite em pó têm maior risco de vir a sofrer de Diabetes tipo I (insulino-dependente).
As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de sofrer obesidade na vida adulta.
As crianças alimentadas com leite em pó têm maior risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestações de doença alérgica.
A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.

3 meses e 2 semanas

ele ja está um homem!













O tempo passou tao depressa! quand penso que já se passaram quase 4 meses, que daqui a pouco terei de o deixar e voltar para o trabalho da-me um aperto no coraçao! Sei que é a natureza das coisas e até essa separaço será saudável, tanto para um como para outro mas enfim... mãe galinha!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

um novo blog!

Pois é ! um novo blog! Nao me consigo entender com o outro, por mais voltas que dê acaba sempre por dar erro!

quanto as novidades as coisas estao a acalmar, depois de termos dos dois ficado doentes já estamos a recuperar! o bebezão é q anda ainda com tosse...

Ontem foram as vacinas do 3º mes e ele não achou mt piada, começou logo a contorçer-se todo e a chorar. Pedi para ele ser pesado e as minhas suspeitas confirmam-se: ele está a baixar de peso. neste mês só engordou 460gr mas tb esteve doente nao era de admirar!