terça-feira, 6 de outubro de 2009

Consulta do ano



Na quinta foi dia de consulta. E o mais engraçado é que encontramos la a Marina e o Manel (mommymarina.blogspot.com), ainda fiquei na dúvida mas quando o Manel se virou reconheci-o logo, é ainda mais lindo do qe nas fotos e porta-se melhor do que o meu terrorista que so lhe queria tirar a chupeta!!! é tao estranho quando falamos pela 1º vez com alguem que conhecemos tao bem, mas adorei conhece-los aos tres!

Entao o meu biscoitinho está com 8670kg, 75 cm e PC 45. Continua com o peso baixo mas o pedi diz que ele está optimo.

A nivel de peso está entre o P5 e 10, ja aumentou melhor e de tamanho no P50

Deu-nos os parabens pelas "2 liçoes" estarem bem aprendidas, ou seja, o dormir e o comer, porque muitas vezes com um ano ainda nao se consegue e disse que agora é que vinha a liçao mais dificil...o de educar e impor limites.  Saber dizer o NAO .Que nesta fase(dos 1 aos 2 anos) é q iria determinar a nossa relaçao,  e sobretudo o como iriamos reagir face as birras. Palavras -chaves: firmeza, coerencia e uniformidade...mas tudo com muito amor...disse que nós pais teriamos de estar muito unidos nas nossas escolhas e como queremos que o Martim cresça para ele ser um adulto saudavel e bem formado. Também queria que as avós fossem a consulta para lhe poder explicar isso mas como elas não costumam ficar com ele, nao havia necessidade.

Pediu-nos muita atençao na prevenção dos acidentes pois agora teriamos de estar vigilantes 48h por dia...

A nivel da alimentação é o mesmo de sempre: pode comer de tudo menos morangos, chocolate. Começar a dar-lhe cada vez mais da nossa comida para ele apreender o 2º prato e quando vir que ele come o que acho de suficiente de 2º prato, ir reduzindo a carne/peixe que vai na sopa. Por acaso agora ele está a aceitar bem a comida mais sólida. Antes das férias tudo que era mais sólido na sopa era rejeitado, agora nao.
Isso tudo para começar a ensiná-lo a ter 4 refeiçoes: pequeno almoço, almoço, lanche e jantar.

Até agora era dar-lhe de comer quando lhe apetecia mas que devemos habitua-lo a ter as refeiçoes nas horas certas, sobretudo para nao comprometer o apetite para as refeiçoes principais...confesso que nao sei se concordo a 100%. Claro que acho importante ele ter refeiçoes a horas certas e nao andar a petiscar o dia todo mas por exemplo: de manhã ele levanta-se muito cedo para ir para a creche e toma o leite as 06h30...uma miseria de leite porque normalmente só toma entre 150 a 200ml, nao consigo imaginá-lo a ficar sem comer mais nada até ao meio-dia, mando sempre um iogurte para a creche para elas darem as 09h30...conclusao adapatei para 5 refeiçoes: pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche e jantar

O leite é que fiquei surpreendida, pensei q ueele iria dizer para dar leite de vaca  mas ele disse para lhe dar leite de crescimento, até falou no da mimosa que era melhor tolerado. Deve ser por ele ser mais magrito...nao, nao vou divagar sobro os leites de crescimento,ele bebe ponto final.
Por acaso esse da mimosa ainda nao experimentei, costumo lhe dar o da Nestle +1 de cereais. quanto ao facto de ele nao gostar muito de leite e so beber 150ml, ele diz para ir substituindo: papas, queijos, iogurtes, ect...
Os iogurtes já pode comer dos normais de aroma

Falou também em eliminar o biberao da noite,(que nunca consegui lhe dar) e começar a pensar em eliminar aos poucos o biberao e substituir pela caneca
A nivel de vitaminas disse para continuar com o vigantol e q nao era preciso mais nada. Antecipou a prevenar dos 18 meses, vai ser administarda aos 15 meses e é uma nova vacina Synflorix

a nivel de desenvolvimento acho que o Martim está muito atrasado...nao fala a nao ser "dadadada", "tatatata", "huhuhm". Nota-se que ele percebe tudo porque se dizemos "onde está o papá?", ele olha para o papá, ou "vamos comer a sopinha?", começa a mastigar em seco e só sossega quando tem a sopa em frente., se pedimos um brinquedo, ele dá. Mas está muito perguiçoso.
Nao anda, nem gatinha, senta-se e "anda" mas sentado, nem sequer é gatinhar , corre a sala toda com o rabo mas arrasta-se sentado...mem sei bem explicar. O dr Peixoto desvalorizou, disse que ele estava bem desenvolvido e que era uma questao de tempo até desabrochar, que percebia tudo, era muito curioso e que tinhamos de o incentivar cada vez mais, falar muito com ele, pois estava a memorizar tudo, e nao falar a "bebé" mas sim com uma linguagem normal e clara...entao eu com o meu sotaque !!!

o resto ele anda bem, é um bebé que em 12 meses nunca esteve doente e que faz cada vez mais as delicias dos pais...

4 comentários:

  1. Que bom que está tudo bem com o biscoitinho! Não te preocupes com ele ainda não andar ou mesmo gatinhar, quando deres por ela já andas é a correr atrás dele e ninguém o agarra! ;) Beijoca! Também gostei muito de vos conhecer, minha querida, temos de ir tomar um cafezinho um dia destes para conversarmos mais. ;)

    ResponderEliminar
  2. Que bom que está tudo bem e que engraçado encontrares a Marina eles são mesmo um queridos
    bjokas

    ResponderEliminar
  3. Sabes o Rodrigo começou a andar com 11 meses, depois caiu ganhou medo e agora tem quase 13 meses e agora não anda se não lhe derem a mão!!
    temos de ter calma e deixa-los fazer as coisas no tempo deles!

    ResponderEliminar
  4. ola kerida
    tem calma...daki a nada n o vais calar...e vais andar feito tolinha atras dele..hihihihihihi....
    bom, kanto ao andar, eu ja solucionei o duplo problema :D comprei 2 alças d segurança da chico, e assim n m fogem hihihi

    bjk fofos
    lia, didi & pepe

    ResponderEliminar